É muito provável que tenha uma especiaria que faz maravilhas pela saúde na cozinha. Qual?
É a canela e, mais especificamente, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade a insulina.
Também pode ajudar “a reduzir os picos de açúcar no sangue após as refeições e diminuir o risco de complicações relacionadas com a diabetes”, explicam os especialistas, citados no the Mirror.
Por exemplo, uma investigação, feita em 2018, concluiu que o consumo diário de 1,5 gramas de canela em pó durante 12 semanas pode reduzir significativamente os níveis de insulina em jejum e melhorar a sensibilidade à insulina.
Já outro estudo, citado no mesmo jornal, concluiu que “a canela pode reduzir a hemoglobina A1c em indivíduos com diabetes tipo 2 em 0,27% a 0,83%”.
Para além disto, importa realçar que a canela contém 18% de polifenóis, micronutrientes conhecidos por combater doenças. É ainda possível que estes antioxidantes melhorem a sensibilidade à insulina.
Também está comprovado que a canela “reduz o colesterol e a inflamação no corpo“.
Isto significa que “incorporar a canela na sua dieta pode diminuir os triglicéridos e o colesterol total, reduzindo potencialmente o risco de doença cardíaca”.