• Qui. Jul 29th, 2021

Cinema português em competição no festival de Locarno na Suíça

festival-locarno

Os filmes “3 anos depois”, de Marco Amaral, e “Sobre tudo sobre nada”, de Dídio Pestana, integram a competição do festival de cinema de Locarno, que decorrerá em agosto na Suíça.

Segundo a programação revelada em conferência de imprensa em Berna, “3 anos depois”, curta-metragem de Marco Amaral, competirá na secção “Pardi di domani”, enquanto a longa-metragem “Sobre tudo sobre nada”, primeira obra de Dídio Pestana, foi selecionada para a secção “Signs of Life”.

Há ainda duas coproduções portuguesas no festival: “Grbavica”, de Manel Raga Raga (Portugal/Bósnia Herzegovina/Espanha) na secção “Pardi di domani”, e “Como Fernando Pessoa salvou Portugal” (Portugal/França/ Bélgica), do realizador norte-americano Eugène Green e com elenco português, no programa “Signs of life”.

O júri “Pardi di domani”, presidido pelo realizador francês Yann Gonzalez, integra também a realizadora portuguesa Marta Mateus e o nepalês Deepak Rauniyar.

Nesta 71.ª edição do festival de Locarno, que decorrerá de 01 a 11 de agosto, o cinema português estará ainda em foco no programa “First Look”, no qual serão exibidos entre cinco a sete filmes portugueses em fase de pós-produção, para uma audiência composta apenas por profissionais, entre programadores, exibidores, distribuidores e produtores.

Não foram ainda revelados os projetos selecionados.

Em fevereiro, quando o festival anunciou a escolha de Portugal para este programa, a diretora artística adjunta de Locarno, Nadia Dresti, afirmava que “o cinema português tem sido sempre aclamado pela excelência artística por parte da crítica, mas ao mesmo tempo tem cativado os distribuidores e os principais festivais internacionais”.

Numa parceria em conjunto com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa tem por objetivo garantir a finalização e a internacionalização dos filmes a selecionar. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Música: dezenas de novos álbuns previstos para 2021
musica-albuns-2021

As bandas portuguesas para 2021, de todos os géneros, do rock ao fado, com várias estreias, entre as quais o projeto Luta Livre, Pedro Lucas, MURAIS, Gato Morto e Mike11. Read more

Festival Sonic Blast regressa em 2021 em novo local “Caminha”
Sonic-blast-festival

O festival de rock psicadélico e 'stoner rock' vai realizar-se nos dias 12, 13 e 14 de agosto 2021, na praia da Duna do Caldeirão, na freguesia de Âncora, também Read more

O “Jazz tem Voz” é o novo festival entre 09 e 11 de outubro em Lisboa
jazz-festival

Em Lisboa, a Voz do Operário, acolhe em outubro o festival O Jazz tem Voz!, que inclui concertos, uma exposição, uma oficina de ilustração de André Letria e uma conversa, Read more

“Glória” é o thriller e o primeiro original português da Netflix
gloria-thriller-tiago-guedes

A série "Glória", um thriller passado durante a Guerra Fria, com realização de Tiago Guedes, é o primeiro projeto português original da Netflix, tem produção da SPi, do Grupo SP Read more

Show Buttons
Hide Buttons