• Sex. Jun 9th, 2023

Curta-metragem portuguesa conquistou a nomeação para os óscares europeus

Share This !

O filme ‘Os humores artificiais‘, de Gabriel Abrantes, vence na Alemanha a nomeação do júri internacional do Festival de Berlim para o prémio de melhor curta-metragem europeia de 2017 nos European Film Awards, entregues no final do ano.

“‘Os humores artificiais’, de Gabriel Abrantes, é o filme da Competição de Curtas do Festival de Berlim nomeado para os European Film Awards (EFA) na categoria de melhor curta europeia de 2017. O Festival de Berlim é um dos festivais que nomeiam um filme para esta categoria de um dos mais importantes prémios de cinema europeu”, referiu a distribuidora Portugal Film — Agência Internacional de Cinema Português, em comunicado.

A distinção permite ao cineasta português entrar diretamente na corrida pelo prémio de melhor curta-metragem europeia de 2017, entregue no fim do ano, a 09 de dezembro, em Berlim, pela European Film Academy, a academia europeia de cinema.

A nomeação para os EFA é um dos quatro prémios atribuídos pelo júri internacional da Berlinale, que este ano é composto por Christian Jankowski, artista plástico da Alemanha, Kimberly Drew, curadora do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, nos EUA, e Carlos Núñez, programador do SANFIC – Festival Internacional de Cinema de Santiago, no Chile.

Online Website Builder

A Portugal Film recorda, ainda, que esta foi a segunda vez que Gabriel Abrantes conseguiu esta nomeação para um EFA, depois de em 2014 ter sido nomeado com o filme ‘Taprobana’.

‘Os humores artificiais’compete ainda pelo Urso de Ouro na competição oficial do Festival de Berlim, ao lado de outras curtas nacionais: “Altas cidades de ossadas”, de João Salaviza (que venceu este mesmo prémio em 2012 com “Rafa”), “Coup de Grâce”, de Salomé Lamas, e “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante.

O Festival de Cinema de Berlim só termina no domingo, mas a cerimónia de anúncio dos vencedores acontece hoje à noite e há cinco filmes portugueses candidatos aos principais prémios.

“Colo”, de Teresa Villaverde, está na competição de longas-metragens, numa secção cujo júri é presidido pelo realizador holandês Paul Verhoeven. No início do festival, o cineasta disse que esperava uma seleção de filmes diferentes e controversos e que estava preparado para discutir escolhas com o restante júri.

Ao filme de Teresa Villaverde junta-se a mais de uma dezena de produções internacionais, entre as quais “Joaquim”, do realizador Marcelo Gomes, coproduzido por Portugal e com elenco português.

Ao longo da semana, outros filmes portugueses foram exibidos em diferentes secções do festival, como “Spell Reel”, de Filipa César, “Vazante”, a primeira longa-metragem da realizadora brasileira Daniela Thomas, coproduzida por Portugal, e o filme de animação “Odd é um ovo”, de Kristin Ulseth, coproduzido por Luís da Matta Almeida.

Hoje serão ainda anunciados outros galardões, de júris independentes do festival, como por exemplo o da federação de críticos (FIPRESCI), júri ecuménico e da Amnistia Internacional.

O 67.º Festival de Cinema de Berlim começou no dia 09 e exibiu cerca de 400 filmes.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia

Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia. O diário da primeira viagem de Read more

Portuguesa soprano é candidata a melhor cantora lírica do mundo

O recital da soprano portuguesa Susana Gaspar abre, no domingo, o Concurso BBC Cardiff da Melhor Cantora do Mundo, no qual participam, até 23 de junho, alguns dos mais promissores Read more

Douro eleito como melhor itinerário turístico fluvial da Europa

video - O jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação Read more

Organização europeia de defesa do património dá prémio a Azulejo portugues

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi neste domingo distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Read more

Xutos & Pontapés num concerto em Londres a 29 de junho

video - Os Xutos & Pontapés, um dos mais antigos grupo rock português em atividade, irá atuar em 29 de junho em Londres, uma estreia no Reino Unido em 34 Read more

António Zambujo continua a digressão por varios países

video - Antonio Zambujo, com uma carreira que inclui já cinco álbuns, editados entre 2002-2012, o fadista natural de Beja encontra-se em digressão para promover o trabalho discográfico mais recente. Read more