• Sáb. Nov 27th, 2021

Fantasporto 2016 insiste no cinema da América Latina

ByTeam

Fev 26, 2016 ,
Fantasporto 2016

O diretor do festival internacional de cinema do Porto Fantasporto Mário Dorminsky disse hoje que a programação da 36.ª edição vai “insistir” na América Latina, região onde se encontram “os novos nomes” do cinema.

O evento, que decorre de 22 de fevereiro a 06 de março no Rivoli — Teatro Municipal, no Porto, vai ter a sua abertura oficial no dia 26 de fevereiro com a antestreia mundial de “Gelo”, de Luís e Gonçalo Galvão Teles, e vai distinguir Nicolau Breyner como homenageado português do ano.

“É na América Latina que estão a aparecer os novos nomes, as descobertas, aqueles que de facto vão dar que falar. Isso e também, curiosamente, nos países de Leste [da Europa] em que polacos, húngaros, russos, que já no ano passado marcaram uma presença muito forte no Fantasporto, voltam a marcar presenças muito significativas neste festival”, afirmou Mário Dorminsky.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que contou com a presença do realizador Luís Galvão Teles e do diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, a também diretora do festival Beatriz Pacheco Pereira disse que foram selecionados filmes de 40 países, de um total de 67 nacionalidades que concorreram.

Meetic

Galvão Teles, que vai estrear o filme realizado “a quatro mãos” ou de forma “bicéfala” com o filho, tendo a espanhola Ivana Baquero (do “Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro) e Afonso Pimental, Albano Jerónimo e Ivo Canelas no elenco, disse tratar-se de um “filme de atores, um filme de imaginação, um filme de descoberta, que pede ao espetador que viva duas vidas numa vida só”.

Beatriz Pacheco Pereira sublinhou a importância que vai ser dada à relação entre o cinema e a música ao longo da programação do evento e recordou que, entre os filmes que participam no festival, são abordadas temáticas como as migrações, o desenraizamento, a juventude e a violência.

O júri da secção Fantástico é composto por Ate de Jong, Romain Basset, Drew Casson, Marc Carreté e Mark Murphy, enquanto o júri da Semana dos Realizadores é constituído pelo vencedor do grande prémio do Fantasporto do ano passado, Károly Mészáros, o português Luís Diogo e Ernesto de Nova.

A secção competitiva da 36.ª edição do festival internacional de cinema do Porto Fantasporto inicia-se hoje, com a antestreia mundial do filme “Gelo”, de Luís e Gonçalo Galvão Teles.

“Nascida do ADN de um corpo da idade do gelo, Catarina cresce num palácio isolado e é submetida a vários testes. Anos mais tarde, o passado encontra-a. Com Ivana Baquero, atriz de ‘O labirinto do fauno’ de Guillermo del Toro e ainda com Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Ivo Canelas e Ruth Gabriel”, pode ler-se na sinopse do filme existente na programação do festival.

Galvão Teles, que vai estrear o filme realizado “a quatro mãos” ou de forma “bicéfala” com o filho, disse, na conferência de imprensa de apresentação do festival, tratar-se de um “filme de atores, um filme de imaginação, um filme de descoberta, que pede ao espetador que viva duas vidas numa vida só”.

Às 21:15 de hoje, 15 minutos depois do começo da sessão no grande auditório do Rivoli, o pequeno auditório daquele teatro municipal exibe “The nesting”, de Quinn Saunders.

No grande auditório a noite prossegue com “Into the forest”, de Patricia Rozema, realizadora de “Mansfield park”, enquanto no pequeno auditório é mostrado “Livin’ out rock’n’roll”, de Paolo Sedazzari.

O evento vai ainda distinguir Nicolau Breyner como homenageado português do ano. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
“Glória” é o thriller e o primeiro original português da Netflix
gloria-thriller-tiago-guedes

A série "Glória", um thriller passado durante a Guerra Fria, com realização de Tiago Guedes, é o primeiro projeto português original da Netflix, tem produção da SPi, do Grupo SP Read more

Filme “Selvajaria” de Miguel Gomes é premiado no Festival de Locarno
Miguel-Gomes-Selvajaria

O novo filme do realizador português Miguel Gomes, intitulado "Selvajaria", recebeu o prémio especial do júri no programa "The Films After Tomorrow" do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, Read more

Filme de David Pinheiro Vicente selecionado para competição de “curtas” de Cannes
Festival-Cinema-Cannes

O filme “O Cordeiro de Deus”, do realizador português David Pinheiro Vicente, foi selecionado para a competição de curtas-metragens do Festival de Cinema de Cannes, anunciou a organização. Segundo o Read more

Óscar de melhor filme : Green Book – Um guia para a vida
Green-Book

O Óscar de melhor filme foi hoje entregue a "Green Book - Um guia para a vida", na 91.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, dos Read more

Show Buttons
Hide Buttons