Os festivais de música realizados este ano em Portugal somaram mais de 1,8 milhões de espectadores em 2015, de acordo com dados compilados e revelados hoje pela Associação Portuguesa dos Festivais de Música (Aporfest).
Numa altura em que as promotoras de festivais preparam o ano de 2016, com anúncios de bandas e venda de bilhetes, a associação faz um balanço do que aconteceu este ano, tendo contabilizado 210 festivais de música.
O Meo Sudoeste, na Zambujeira do Mar, com 188.000 espectadores em cinco dias de concertos, foi o que registou mais público, seguindo-se o Nos Alive (Algés), com 155.000 espectadores em três dias, e o festival do Crato (Portalegre), com 100.000 em quatro dias.
De acordo com a Aporfest, o número de 210 festivais deverá ser revisto, porque algumas promotoras não comunicaram ainda a realização de festivais. No entanto, o número representa um aumento de realização de eventos, comparando com os 156 festivais realizados em 2014.
Este ano aconteceram 58 novos festivais, entre os quais o Caixa Ribeira, no Porto, e o Piknic Eléctronik Lisboa, mas houve 31 festivais que em 2015 não tiveram qualquer edição, como o Fusing, na Figueira da Foz.
O calendário de festivais de 2016 conta já com várias datas anunciadas e cabeças-de-cartaz revelados.
O Boom Festival, que é bienal e acontecerá no concelho de Idanha-a-Nova de 11 a 18 de agosto de 2016, é o primeiro a esgotar, tendo vendido os bilhetes via Internet em 34 dias.
Datas de festivais 2016 :
– Rock in Rio Lisboa (20, 21, 26, 27 e 28 de maio)
– Nos Primavera Sound (de 09 a 11 de junho, Porto)
– Sumol Summer Fest (24 e 25 de junho, Ericeira)
– Nos Alive (07, 08 e 09 de julho, Algés)
– Meo Marés Vivas (14 a 16 de julho, Gaia)
– Super Bock Super Rock (14 a 16 de julho, Lisboa)
– Meo Sudoeste (03 a 07 de agosto, Zambujeira do Mar)
– Vodafone Paredes de Coura (de 17 a 20 de agosto)
– Bons Sons (12 a 15 de agosto, Cem Soldos)
– Reverence Festival Valada (08 a 10 de setembro, Cartaxo).