Governo português divulga novos monumentos nacionais

Meio século depois de ter sido construída, a Ponte da Arrábida no Porto, projetada por Edgar Cardoso, está a partir de hoje, classificada como monumento nacional, publicado no Diário da República.

A Ponte da Arrábida, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia e foi erguida entre 1956 e 1963, foi classificada como monumento nacional no passado dia 23 de maio pelo Conselho de Ministros, mas só hoje é publicado em Diário da República.

De acordo com o Governo, a Ponte da Arrábida é classificada como monumento nacional no ano em que se comemora o centenário do nascimento” daquele engenheiro e “o cinquentenário da inauguração da própria ponte”.

Além da Ponte da Arrábida, o Governo tinha aprovado na mesma altura a classificação de seis edificações/sítios como monumentos nacionais, entre os quais o Castelo de Penamacor também denominado Fortaleza de Penamacor, no Lugar do Cimo da Vila, Penamacor, freguesia e concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco.

O Cromeleque de Vale de Maria do Meio, na Herdade de Vale de Maria do Meio, freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor, concelho e distrito de Évora, e o Menir da Meada, na Tapada do Cilindro, freguesia de Santa Maria da Devesa, concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, estão também a partir de hoje classificados como monumentos nacionais.

No distrito de Leiria, foi classificado o Abrigo do Lagar Velho, um sítio arqueológico localizado no Vale do Lapedo, concelho de Leiria, na margem esquerda da ribeira da Caranguejeira.

O Abrigo foi identificado em 1998 e desde essa altura que é objeto de diversos trabalhos.

“Um dos achados mais espetaculares e que justifica, afinal, a classificação do sítio como monumento nacional, prende-se com a presença de um enterramento infantil único que ocorreu há cerca de 25.000 anos, o qual envolveu um ritual complexo e cuidado”, refere o texto hoje publicado no Diário da República assinado a 17 de junho pelo Presidente da República, Cavaco Silva e pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Outro dos locais classificado como monumento nacional é o Santuário de São João de Arga (erguido no local de um primitivo mosteiro beneditino), em Arga de Baixo, freguesia de Arga de Baixo, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo. (Lusa)


Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.