• Seg. Fev 26th, 2024

Lloyd Cole vai dar um concerto no Mosteiro da Batalha a 06 de julho

Share This !

O músico britânico Lloyd Cole vai dar a 06 de julho um concerto no Mosteiro da Batalha, Património Mundial da UNESCO, para assinalar o Ano Europeu do Património Cultural, anunciou o município.

Numa nota de imprensa, a Câmara da Batalha, no distrito de Leiria, informa que o artista, “considerado um dos músicos mais influentes de todos os tempos, celebra no Mosteiro da Batalha, num concerto acústico, o Ano Europeu do Património Cultural”.

Segundo a mesma nota, o concerto “assume-se como uma excelente oportunidade para a promoção da importância do património, envolvendo entidades públicas e privadas, num espaço de excelência patrimonial e histórico como é o Mosteiro da Batalha”.

“Com uma forte ligação afetiva ao nosso país de várias décadas, Lloyd Cole apresentar-se-á no concerto da Batalha no seu mais recente registo eminentemente acústico, numa clara associação à efeméride proposta pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu de estabelecer 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural”, adianta a autarquia.

Online Website Builder

O concerto, às 21:30, no Claustro Real, tem entrada gratuita.

Citado na mesma nota de imprensa, o presidente da autarquia, Paulo Batista dos Santos, refere ser “um orgulho poder contar com este músico de renome internacional” no mosteiro, dada a sua “carreira artística e à consagração internacional do seu trabalho enquanto escritor de músicas intemporais”.

Paulo Batista dos Santos adianta ser de “manifesta importância” a Batalha celebrar o Ano Europeu do Património Cultural e “os desígnios desta efeméride, associados à promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social”.

Esta iniciativa integra a programação do projeto “Lugares Património Mundial do Centro”, contando com financiamento do Programa Centro 2020.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, de estilo Gótico, resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

É Património Mundial da UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura Mundial há mais de 30 anos.

As galerias do Claustro Real ou Claustro de D. João I foram construídas em dois momentos que correspondem aos dois primeiros arquitetos do mosteiro, num período entre 1388 e 1428.

Posteriormente, no final do século XV ou início do século XVI, já no período Manuelino, ocorre o preenchimento dos vãos das janelas, dando ao espaço um aspeto mais decorado e florido, e a construção do lavabo do refeitório.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia

Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia. O diário da primeira viagem de Read more

Portuguesa soprano é candidata a melhor cantora lírica do mundo

O recital da soprano portuguesa Susana Gaspar abre, no domingo, o Concurso BBC Cardiff da Melhor Cantora do Mundo, no qual participam, até 23 de junho, alguns dos mais promissores Read more

Douro eleito como melhor itinerário turístico fluvial da Europa

video - O jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação Read more

Organização europeia de defesa do património dá prémio a Azulejo portugues

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi neste domingo distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Read more

Xutos & Pontapés num concerto em Londres a 29 de junho

video - Os Xutos & Pontapés, um dos mais antigos grupo rock português em atividade, irá atuar em 29 de junho em Londres, uma estreia no Reino Unido em 34 Read more

António Zambujo continua a digressão por varios países

video - Antonio Zambujo, com uma carreira que inclui já cinco álbuns, editados entre 2002-2012, o fadista natural de Beja encontra-se em digressão para promover o trabalho discográfico mais recente. Read more

Show Buttons
Hide Buttons