• Sex. Jan 27th, 2023

Morreu aos 95 anos a diva do cinema italiano Gina Lollobrigida

ByTeam

Jan 16, 2023
Gina-Lollobrigida
Share This !

A atriz Gina Lollobrigida, uma das divas do cinema italiano, morreu hoje, em Roma, aos 95 anos, avançou a agência de notícias Ansa, citando fonte familiar.

A Ansa recorda que, em setembro do ano passado, a atriz, que muitos recordam como La Bersagliera, personagem que interpretou nos filme “Pão, Amor e Fantasia” (1953) e “Pão, Amor e Ciúme” (1954), teve alta de uma clínica, onde tinha sido internada devido a uma queda, em casa, na qual tinha fraturado do fémur.

Gina Lollobrigida, carinhosamente apelidada Lollo e descrita pela agência de notícias como “grande protagonista do cinema italiano”, nasceu em Subiaco, na região de Lazio, onde se situa Roma, em 04 de julho de 1927.

De acordo com o ‘site’ especializado iMDB, o primeiro filme no qual participou, “Águia Negra”, de Riccardo Freda, data de 1946. Antes disso, trabalhou como modelo fotográfica.

A sua popularidade está muito ligada ao novo cinema italiano, mas foi num filme francês, “As aventuras de Fanfan la Tulipe”, de Christian-Jaque, datado de 1952, que a carreira de Gina Lollobrigida ‘deu o salto’ e tornou-a numa das ‘sex symbols’ do cinema italiano.

Ao longo da carreira, foi dirigida por cineastas como Vittorio De Sica, Mario Monicelli, Carlo Lizzani, Peter Glenville ou Pietro Germi.

Gina Lollobrigida venceu vários prémios, entre os quais sete David di Donatello, atribuídos pela Academia Italiana de Cinema e considerados os Óscares de Itália.

Nos últimos anos, Lollo dedicava-se sobretudo às artes plásticas e fotografia.

No dia do 95.º aniversário, em 04 de julho do ano passado, Gina Lollobrigida disse à Ansa que estava determinada a manter-se criativa, com os projetos de fotografia e artes plásticas.

“Estou a preparar um livro [de desenhos] cheio de ‘sanguine’ [uma flor vermelha], ‘sketches’ em ocre, é um trabalho importante, exigente”, disse na altura, acrescentando ainda ter “muito para dizer”. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia
Vasco da Gama

Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia. O diário da primeira viagem de Read more

Portuguesa soprano é candidata a melhor cantora lírica do mundo
Susana Gaspar

O recital da soprano portuguesa Susana Gaspar abre, no domingo, o Concurso BBC Cardiff da Melhor Cantora do Mundo, no qual participam, até 23 de junho, alguns dos mais promissores Read more

Douro eleito como melhor itinerário turístico fluvial da Europa
Douro

video - O jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação Read more

Organização europeia de defesa do património dá prémio a Azulejo portugues
azulejo patrimonio

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi neste domingo distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Read more

Xutos & Pontapés num concerto em Londres a 29 de junho
Xutos e Pontapés

video - Os Xutos & Pontapés, um dos mais antigos grupo rock português em atividade, irá atuar em 29 de junho em Londres, uma estreia no Reino Unido em 34 Read more

António Zambujo continua a digressão por varios países
Antonio Zambujo

video - Antonio Zambujo, com uma carreira que inclui já cinco álbuns, editados entre 2002-2012, o fadista natural de Beja encontra-se em digressão para promover o trabalho discográfico mais recente. Read more