• Qui. Dez 1st, 2022

Museu da Electricidade bate recorde de visitantes com 224 mil entradas

Museu da eletricidade
Share This !

O Museu da Eletricidade, localizado junto ao Tejo, em Lisboa, registou 244.700 visitantes em 2014, o maior número de entradas desde a abertura da entidade, em 2006, anunciou hoje a Fundação EDP.

De acordo com os números da Fundação EDP, que celebra este ano uma década de atividade, é a primeira vez que o Museu da Eletricidade ultrapassa os 200 mil visitantes, com um crescimento de 22,5% face ao ano de 2013.

Instalado no complexo arquitetónico da Central Tejo, antiga central termoelétrica, em Belém, o museu tinha tido até agora o maior número de visitantes em 2012, com 199.771 entradas.

As visitas globais de 2014 referem-se às entradas na exposição permanente do museu, que evoca a história da Central Tejo, e às exposições temporárias, como “Dissecção”, do artista Alexandre Farto, conhecido por Vhils, que recebeu 65.638 visitantes, a Bienal Internacional de Ilustração para a Infância – Ilustrarte 2014, que recebeu 23.573 visitantes, e a World Press Photo 2014, com 18.918 visitantes.

O Museu da Eletricidade possui uma exposição permanente relacionada com a história do edifício e um espaço onde é apresentada uma programação regular de exposições temporárias.

Embora seja de entrada gratuita, o museu realizou este ano duas exposições com entradas pagas cuja receita reverteu a favor de entidades com fins de solidariedade social.

A receita das entradas da World Press Photo reverteu para a UMAD (Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio) da Fundação do Gil, projeto de cuidados médicos ao domicílio a crianças com doenças crónicas.

A exposição “7 Mil Milhões de Outros”, que continua até 08 de fevereiro, reverte para o Dentista do Bem, projeto que oferece tratamentos odontológicos gratuitos a meninos carenciados entre os 11 e os 17 anos.

Inaugurado como espaço museológico em 1990, o Museu da Eletricidade voltaria a encerrar em 2000 para obras de reabilitação e adaptação, reabrindo nos atuais moldes em 2006.

O espaço é parte integrante do património e da estrutura da Fundação EDP que pertence ao Grupo EDP. (Ag.Lusa)


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia
Vasco da Gama

Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia. O diário da primeira viagem de Read more

Portuguesa soprano é candidata a melhor cantora lírica do mundo
Susana Gaspar

O recital da soprano portuguesa Susana Gaspar abre, no domingo, o Concurso BBC Cardiff da Melhor Cantora do Mundo, no qual participam, até 23 de junho, alguns dos mais promissores Read more

Douro eleito como melhor itinerário turístico fluvial da Europa
Douro

video - O jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação Read more

Organização europeia de defesa do património dá prémio a Azulejo portugues
azulejo patrimonio

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi neste domingo distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Read more

Xutos & Pontapés num concerto em Londres a 29 de junho
Xutos e Pontapés

video - Os Xutos & Pontapés, um dos mais antigos grupo rock português em atividade, irá atuar em 29 de junho em Londres, uma estreia no Reino Unido em 34 Read more

António Zambujo continua a digressão por varios países
Antonio Zambujo

video - Antonio Zambujo, com uma carreira que inclui já cinco álbuns, editados entre 2002-2012, o fadista natural de Beja encontra-se em digressão para promover o trabalho discográfico mais recente. Read more