• Ter. Nov 30th, 2021

Novo álbum é o “mais consistente” da carreira, diz Salvador Sobral

Salvador-Sobral-25-05-2021

Salvador Sobral apontou o seu novo álbum, “BPM“, a sair sexta-feira, como “o mais consistente” da ainda “pequenina carreira”.

O álbum é constituído por 13 canções, uma em espanhol e duas em inglês, todas de autoria de Salvador Sobral e música de Leo Aldrey, com exceção de “Fui Ver Meu Amor”, com letra de Luísa Sobral, e “Só Eu Sei”, uma letra da atriz belga Jenna Thiam, contando com várias colaborações como Sílvia Pérez Cruz, nos “coros mágicos” de “That old Waltz”.

Sobral referiu-se a Leo Aldrey, que o desafiou a fazer este álbum e a escrever canções, como o seu “principal parceiro”.

Sobral reconhece que gosta mais de interpretar canções escritas por outros, não se expondo tanto. Para Sobral, é “uma posição incómoda” cantar o que escreveu.

Um dos temas do disco é “Medo de Estimação”, que se refere ao seu medo de morrer, no contexto dos problemas de saúde que atravessou: “Primeiro, porque tinha medo de morrer devido ao problema de coração, depois, superado o problema, a vontade de viver e não querer morrer”.

Musicalmente, o álbum remete para o jazz, área musical onde Salvador Sobral confessa sentir-se “mais à vontade”, mas, neste disco optou por “uma sonoridade mais pop”, com “várias paisagens sonoras”.

A escolha por cantar noutras línguas é justificada pela ideia de “explorar outros universos, não só sonoros, mas descobrir também as sonoridades que as diferentes línguas proporcionam”.

Para fazer este álbum, Salvador Sobral e Leo Aldrey isolaram-se no Alentejo em fevereiro do ano passado: “O Leo consegue sempre perceber perfeitamente o que quero dizer na música e de que forma o quero dizer, puxa por mim, e faz-me descobrir coisas novas”, disse Sobral.

Salvador Sobral conta, neste disco, com a colaboração dos músicos Abe Rábade (piano), André Santos (guitarra e rajão), André Rosinha (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria) e também Leo Aldrey (teclados e ambientes sonoros e piano vertical em dois temas, “Mar de Memórias” e “Só Eu Sei”).

Com este conjunto de músicos, Salvador Sobral apresenta o álbum no próximo dia 11 de junho na Casa da Cultura, em Ílhavo, no dia 25 de junho no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e dois dias depois no Festival dos Jardins de Pedralbes, em Barcelona. No dia 30 de junho atuam no Teatro Municipal de Bragança, seguindo-se, no dia 09 de julho, o Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a 17 de setembro, o Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

“BPM” é o 3.º álbum de Salvador Sobral, que em 2016 publicou “Excuse Me” e no ano seguinte venceu o Festival da Eurovisão da Canção com o tema “Amar pelos Dois”.

Em março de 2019 publicou o seu segundo álbum, “Paris, Lisbon”, que o levou a uma digressão pela Europa. Paralelamente, desenvolveu inúmeros projetos que abrangeram diferentes universos musicais e de distintas formações.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Salvador Sobral, com regresso aos discos em 2019
Xutos

Os Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Salvador Sobral, Mão Morta, First Breath After Coma e Branco estão entre os artistas portugueses com regresso garantido aos discos em 2019, ano de Read more

Salvador Sobral distinguido com prémio europeu de “artistas emergentes”
salvador sobral

O músico português Salvador Sobral é um dos premiados dos European Border Breakers Awards (EBBA), uma distinção para "artistas emergentes" que, nos últimos meses, tiveram sucesso na Europa. Salvador Sobral, Read more

Salvador Sobral e Portugal vence Festival Eurovisão da Canção 2017
salvador sobral

video - Portugal venceu hoje pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral. A canção, com letra e música de Luísa Sobral, Read more

Portalegre JazzFest abre com as CAEP Voices
Jazzfest 2015

O agrupamento CAEP Voices abre hoje o 12.º Portalegre JazzFest, que decorre em duas etapas, de hoje até sábado, e nos dias 27 e 28 próximos, tendo como palco único Read more

Show Buttons
Hide Buttons