• Dom. Dez 10th, 2023

Óscar de melhor filme : Green Book – Um guia para a vida

ByTeam

Fev 28, 2019 , ,
Share This !

O Óscar de melhor filme foi hoje entregue a “Green Book – Um guia para a vida”, na 91.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, dos Estados Unidos.

O filme dirigido por Peter Farrelly, que partira com seis nomeações, acabou por conquistar três Óscares, entre os principais – melhor argumento original, melhor ator secundário, Mahershala Ali, e melhor filme -, deixando para trás as nomeações para melhor montagem, montagem de som e melhor ator, Viggo Mortensen.

“Green Book”, uma comédia dramática que segue a viagem de um pianista negro, com o seu motorista branco, pelo sul segregacionista dos Estados Unidos, em 1962, já conquistara o Prémio do Público do festival de Toronto, fora considerado o melhor filme de 2018 pelo National Board of Review, e conquistara três Globos de Ouro, entre os quais o de melhor filme de comédia, entre outros galardões.

“Bohemian Rhapsody”, com quatro Óscares conquistados – melhor ator, Rami Malek, melhor montagem, montagem de som e mistura de som – conseguiu reunir o maior número de Óscares desta edição, numa competição que, à partida, tinha como favoritos os filmes “Roma”, de Alfonso Cuarón, e “A favorita”, de Yorgos Lanthimos, com as suas dez nomeações, entre as quais as de melhor filme e melhor realização.

Online Website Builder

“Roma” conseguiu três Óscares, entre as categorias principais: melhor realização, melhor filme estrangeiro e melhor fotografia.

“A favorita” acabou por sair com um Óscar, para o desempenho da atriz britânica Olivia Colman, como protagonista.

“Black Panther”, uma produção da Marvel dirigida por Ryan Coogler, conseguiu igualmente três Óscares, dos seis para os quais estava nomeado: melhor banda sonora, melhor guarda-roupa e melhor direção de arte/cenografia.

A 91.ª edição dos Óscares teve várias estreias nas nomeações e vitórias, incluindo a primeira mulher afro-americana e a primeira mulher europeia a serem nomeadas para duas categorias técnicas, direção de arte e montagem de som.

Hannah Beachler foi a primeira afro-americana a vencer o Óscar para melhor direção de arte (cenografia), com o filme “Black Panther”, em conjunto com Jay Hart.

A vencedora, que fez um discurso muito emotivo ao receber o prémio, disse nas entrevistas de bastidores que caiu de joelhos e chorou, no dia em que viu o primeiro cenário montado.

“Não deixem que ninguém vos diga que não conseguem fazer este trabalho”, afirmou Beachler.

Pelo filme “Bohemian Rhapsody”, Nina Hartsone foi a primeira mulher europeia a ser nomeada nesta categoria e a vencer o Óscar de melhor montagem de som, prémio que partilhou com John Warhurst.

“A indústria cinematográfica é difícil, é preciso trabalhar muito para perseverar”, disse a britânica, no encontro com jornalistas. “É preciso colaborar e tentar aprender o máximo que for possível para subir na carreira”, elaborou.

“BlacKkKlansman – O infiltrado”, de Spike Lee, distinguido pelo melhor argumento adaptado. O realizador fez um apelo ao voto, nas eleições nos Estados Unidos, “fazer o que está certo” (“Do the right thing”/”Não dês bronca”), usando o título do seu filme de 1989, como argumento.

“Homem-Aranha: No Universo Aranha”, melhor filme de animação, “Bao”, melhor curta-metragem de animação, “Vice”, vencedor da melhor caracterização, e “O primeiro homem na Lua”, distinguido pelos efeitos visuais, foram outros dos premiados. “Assim nasce uma estrela” conseguiu o Óscar de melhor canção.

O Óscar de melhor documentário foi para “Free Solo”, de Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, produzido pela National Geographic, que conta os portugueses Joana Niza Braga e Nuno Bento, na equipa de som.

Os criadores de “Free Solo” disseram à Lusa que escolheram os técnicos portugueses para fazerem os efeitos sonoros, devido ao “talento maravilhoso” que descobriram em Portugal.

A Loudness Films, sediada em Lisboa, foi responsável pelo trabalho de “foley”, que cria os sons impossíveis de captar nas filmagens.

“Free Solo” estreia-se a 17 de março no canal National Geographic e acompanha o alpinista norte-americano Alex Honnold numa escalada de 900 metros, sem cordas ou proteções, na parede de granito El Capitan, no Parque de Yosemite (Estados Unidos).

A entrega dos Óscares foi aberta por Regina King, distinguida como melhor atriz secundária pelo desempenho em “Se esta rua falasse”. A 91.ª edição dos Óscares foi realizada no Dolby Theatre, em Hollywood, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, em Portugal), e transmitida em direto para 225 países.

Lista dos vencedores da 91.ª edição dos Óscares :
Melhor filme: “Green Book – Um guia para a vida”
Melhor realização: Alfonso Cuarón – “Roma”
Melhor ator: Rami Malek – “Bohemian Rhapsody”
Melhor ator secundário: Mahershala Ali – “Green Book – um guia para a vida”
Melhor atriz: Olivia Colman – “A favorita”
Melhor atriz secundária: Regina King – “Se esta rua falasse”
Melhor fotografia: “Roma”
Melhor argumento adaptado: “BlacKkKlansman – O infiltrado”
Melhor argumento original: “Green Book – Um guia para a vida”
Melhor filme estrangeiro: “Roma” – Alfonso Cuarón (México)
Melhor filme de animação: “Homem-Aranha: No Universo Aranha” – Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman
Melhor documentário: “Free Solo” – Elizabeth Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin, Evan Hayes e Shannon Dill
Melhor documentário em curta-metragem: “Period. End of Sentence.” – Rayka Zehtabchi e Melissa Berton
Melhor curta-metragem: “Skin” – Guy Nattiv e Jaime Ray Newman
Melhor curta-metragem de animação: “Bao” – Domee Shi e Becky Neiman-Cobb
Melhor direção de arte/cenografia: “Black Panther”
Melhor montagem: “Bohemian Rhapsody
Melhor caracterização: “Vice”
Melhor guarda-roupa: “Black Panther”
Melhor banda sonora original: “Black Panther”
Melhor canção: “Shallow” – “Assim nasce uma estrela”
Melhor montagem de som: “Bohemian Rhapsody”
Melhor mistura de som: “Bohemian Rhapsody”
Melhores efeitos visuais: “O primeiro homem na Lua”
(Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia

Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia. O diário da primeira viagem de Read more

Portuguesa soprano é candidata a melhor cantora lírica do mundo

O recital da soprano portuguesa Susana Gaspar abre, no domingo, o Concurso BBC Cardiff da Melhor Cantora do Mundo, no qual participam, até 23 de junho, alguns dos mais promissores Read more

Douro eleito como melhor itinerário turístico fluvial da Europa

video - O jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação Read more

Organização europeia de defesa do património dá prémio a Azulejo portugues

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi neste domingo distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Read more

Xutos & Pontapés num concerto em Londres a 29 de junho

video - Os Xutos & Pontapés, um dos mais antigos grupo rock português em atividade, irá atuar em 29 de junho em Londres, uma estreia no Reino Unido em 34 Read more

António Zambujo continua a digressão por varios países

video - Antonio Zambujo, com uma carreira que inclui já cinco álbuns, editados entre 2002-2012, o fadista natural de Beja encontra-se em digressão para promover o trabalho discográfico mais recente. Read more

Show Buttons
Hide Buttons