• Ter. Mai 11th, 2021

Portalegre JazzFest abre com as CAEP Voices

ByTeam

Mar 19, 2015 , ,
Jazzfest 2015

O agrupamento CAEP Voices abre hoje o 12.º Portalegre JazzFest, que decorre em duas etapas, de hoje até sábado, e nos dias 27 e 28 próximos, tendo como palco único o Centro de Artes e Espetáculos da cidade alto-alentejana.

Os CAEP Voices apresentam um programa composto por clássicos de jazz, no concerto de hoje às 21:30, seguindo-se, na sexta-feira, à mesma hora, a atuação dos norte-americanos do Michael Formanek’s Cheating Heart Quintet.

Joaquim Ribeiro, diretor artístico do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), afirmou à Lusa que este ano há uma aposta nas “atividades de cariz formativo” e numa programação que “opta por apresentar formações constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países, nos domínios do jazz criativo”.

O Michael Formanek’s Cheating Heart Quintet é formado por Tim Berne (saxofone alto), Brian Settles (saxofone tenor), Jacob Sacks (piano), Michael Formanek (contrabaixo) e Dan Weiss (bateria).

Michael Formanek “conquistou um lugar nos anais do jazz, que lhe permitiria prosseguir uma carreira comemorativa dos seus feitos anteriores e das formas tornadas ‘históricas’, sem que ninguém o pudesse recriminar por isso, mas Cheating Heart é o novo investimento que o músico está a conduzir, com o propósito de continuar a tradição nos domínios da vanguarda ou de conectar esta com o património do jazz”, sustentou Joaquim Ribeiro.

Outra formação norte-americana “de peso, e que dispensa apresentação”, de acordo com o diretor artístico, é o Chris Speed Trio, formação de jazz contemporâneo que atua no sábado, às 21:30.

Joaquim Ribeiro destacou ainda a participação de “um novo valor no panorama jazzístico nacional”, o Ricardo Toscano Quartet, que toca nos dias na sexta-feira e no sábado às 23:30.

No âmbito das denominadas “parcerias criativas”, Joaquim Ribeiro citou as atuações do português André Matos com Tony Malaby (dos Estados Unidos), no dia 27, às 21:30, de Susana Santos Silva, com Kaja Draksler (da Eslovénia), e com o grupo belga De Beren Gieren, no dia 28, às 21:30, e ainda o projeto Deux Maisons, constituído pelos portugueses Luís Vicente e Marco Franco, com os franceses Théo Ceccaldi e Valentin Ceccaldi, que atuam nos dias 27 e 28, às 23:30.

Nesta 12.ª edição mantém-se a parceria entre o Festival e a discográfica Clean Feed, através da oferta de um CD na compra de entradas para o festival, que volta a realizar uma feira do Disco e uma Mostra de Vinhos e Produtos regionais, na sala de entrada do CAEP. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Album Frank Rawel – jazz
musica-creative-commons

Frank Rawel Muito além dos 50, eu ainda comecei a aprender saxofone e trompete. Junto com as minhas coisas de softsynth, eu gosto de mergulhar no canto do meu estúdio, Read more

Jamie Cullum é o primeiro nome anunciado do festival cooljazz 2017 em Oeiras
Jazz

O músico inglês Jamie Cullum é a primeira confirmação da 14.ª edição do festival CoolJazz, que se realiza em julho do próximo ano, em Oeiras, disse à agência Lusa fonte Read more

Filme “Selvajaria” de Miguel Gomes é premiado no Festival de Locarno
Miguel-Gomes-Selvajaria

O novo filme do realizador português Miguel Gomes, intitulado "Selvajaria", recebeu o prémio especial do júri no programa "The Films After Tomorrow" do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, Read more

Pintura de Miró vendida em leilão por mais de 24 milhões de euros
Pintura-Miro-leilao

A pintura do artista espanhol Joan Miró “Mulher de Chapéu Vermelho” foi vendida na terça-feira por mais de 24,5 milhões de euros num leilão que decorreu na plataforma da Sotheby’s. Read more

Show Buttons
Hide Buttons