• Qui. Dez 1st, 2022

Portalegre JazzFest abre com as CAEP Voices

ByTeam

Mar 19, 2015 , ,
Jazzfest 2015
Share This !

O agrupamento CAEP Voices abre hoje o 12.º Portalegre JazzFest, que decorre em duas etapas, de hoje até sábado, e nos dias 27 e 28 próximos, tendo como palco único o Centro de Artes e Espetáculos da cidade alto-alentejana.

Os CAEP Voices apresentam um programa composto por clássicos de jazz, no concerto de hoje às 21:30, seguindo-se, na sexta-feira, à mesma hora, a atuação dos norte-americanos do Michael Formanek’s Cheating Heart Quintet.

Joaquim Ribeiro, diretor artístico do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), afirmou à Lusa que este ano há uma aposta nas “atividades de cariz formativo” e numa programação que “opta por apresentar formações constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países, nos domínios do jazz criativo”.

O Michael Formanek’s Cheating Heart Quintet é formado por Tim Berne (saxofone alto), Brian Settles (saxofone tenor), Jacob Sacks (piano), Michael Formanek (contrabaixo) e Dan Weiss (bateria).

Michael Formanek “conquistou um lugar nos anais do jazz, que lhe permitiria prosseguir uma carreira comemorativa dos seus feitos anteriores e das formas tornadas ‘históricas’, sem que ninguém o pudesse recriminar por isso, mas Cheating Heart é o novo investimento que o músico está a conduzir, com o propósito de continuar a tradição nos domínios da vanguarda ou de conectar esta com o património do jazz”, sustentou Joaquim Ribeiro.

Outra formação norte-americana “de peso, e que dispensa apresentação”, de acordo com o diretor artístico, é o Chris Speed Trio, formação de jazz contemporâneo que atua no sábado, às 21:30.

Joaquim Ribeiro destacou ainda a participação de “um novo valor no panorama jazzístico nacional”, o Ricardo Toscano Quartet, que toca nos dias na sexta-feira e no sábado às 23:30.

No âmbito das denominadas “parcerias criativas”, Joaquim Ribeiro citou as atuações do português André Matos com Tony Malaby (dos Estados Unidos), no dia 27, às 21:30, de Susana Santos Silva, com Kaja Draksler (da Eslovénia), e com o grupo belga De Beren Gieren, no dia 28, às 21:30, e ainda o projeto Deux Maisons, constituído pelos portugueses Luís Vicente e Marco Franco, com os franceses Théo Ceccaldi e Valentin Ceccaldi, que atuam nos dias 27 e 28, às 23:30.

Nesta 12.ª edição mantém-se a parceria entre o Festival e a discográfica Clean Feed, através da oferta de um CD na compra de entradas para o festival, que volta a realizar uma feira do Disco e uma Mostra de Vinhos e Produtos regionais, na sala de entrada do CAEP. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia
Vasco da Gama

Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia. O diário da primeira viagem de Read more

Portuguesa soprano é candidata a melhor cantora lírica do mundo
Susana Gaspar

O recital da soprano portuguesa Susana Gaspar abre, no domingo, o Concurso BBC Cardiff da Melhor Cantora do Mundo, no qual participam, até 23 de junho, alguns dos mais promissores Read more

Douro eleito como melhor itinerário turístico fluvial da Europa
Douro

video - O jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação Read more

Organização europeia de defesa do património dá prémio a Azulejo portugues
azulejo patrimonio

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi neste domingo distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Read more

Xutos & Pontapés num concerto em Londres a 29 de junho
Xutos e Pontapés

video - Os Xutos & Pontapés, um dos mais antigos grupo rock português em atividade, irá atuar em 29 de junho em Londres, uma estreia no Reino Unido em 34 Read more

António Zambujo continua a digressão por varios países
Antonio Zambujo

video - Antonio Zambujo, com uma carreira que inclui já cinco álbuns, editados entre 2002-2012, o fadista natural de Beja encontra-se em digressão para promover o trabalho discográfico mais recente. Read more