Euro 2016: Portugal campeão da Europa com grande golo de Éder

Portugal sagrou-se hoje campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.

Um golo do suplente Éder, aos 109 minutos, selou o triunfo da formação das ‘quinas’, que perdeu por lesão, aos 25, o ‘capitão’ Cristiano Ronaldo, substituído por Ricardo Quaresma, depois de uma falta dura de Dimitri Payet, logo aos oito.

A seleção lusa tornou-se a segunda na história da competição a vencer a equipa da casa na final, 12 anos depois de ter perdido por 1-0 com a Grécia a do Euro2004, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.

As palavras emocionadas do seleccionador Fernando Santos após a vitória deste domingo no Europeu de Futebol podiam ser dedicadas à equipa que comandou até à vitória final, mas foram dedicadas a Éder.

Um remate certeiro mudou tudo. Apontado por muitos como o elo mais fraco da selecção portuguesa, Éder ofereceu o título europeu a Portugal e é novo herói nacional.

A história deste avançado natural da Guiné-Bissau parece o guião de um filme. Mas nesta película, o figurante passou para primeiro plano e transformou-se na improvável personagem principal, depois de Cristiano Ronaldo ter sido posto fora de jogo por um adversário ainda antes do intervalo.

Quando Fernando Santos o colocou nos 23 eleitos para o Europeu de França, muitos questionaram a opção. Mas o seleccionador, homem de fé, não tinha dúvidas.

Éder também não desmoralizou e revelou-se a arma secreta. No Europeu de França só jogou 24 minutos, mas foi o suficiente para escrever a página mais bonita do futebol português.

Euro 2016 portugal campeão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.