• Dom. Mai 22nd, 2022

BBC elegeu Ricardo Salgado como pior gestor do mundo

Ricardo Salgado

“Líder de um interligado e complexo conjunto de entidades, controlava o segundo maior banco de Portugal (Banco Espirito Santo) e levou-o à falência”, escreve a BBC no artigo dedicado aos cinco piores CEO de 2014.

“Salgado e alguns outros membros da família viviam como reis em grandes propriedades, sem mesmo a mais rudimentar fiscalização do banco”, lê-se.

Fazendo referência à audição parlamentar deste mês, o autor do artigo admite que “pode até não ter havido intenção de fraude”, mas defende que uma coisa é certa sobre a atuação de Salgado: má gestão.

Depois de enumerar uma série de alegadas más decisões por parte do patricarca do clã Salgado, a BBC apresenta o caso como uma história que alerta para o “poder incrível da arrogância para destruir impérios e as reputações daqueles que os criaram”.

A eleição de Salgado como o CEO mais fraco do mundo deve-se ainda às múltiplas investigações que sobre ele pendem e que o forçaram a sair da liderança do BES a 14 de Julho.

A hipótese de gestão fraudulenta, dizem os britânicos, anda no ar. Salgado, recorde-se, foi ouvido recentemente na comissão parlamentar que investiga a queda do BES e do GES. Culpou o Banco de Portugal pelo fim do banco, acrescentando que ninguém da administração se apropriou de dinheiro.

Mesmo que não se prove a intenção de dolo, a forma como Salgado alavancou os negócios da família num período tão complicado da economia europeia e mundial são prova de um rótulo que, na opinião da BBC, não se desvinculará dele: má gestão.

Atrás de Ricardo Salgado no pouco lisonjeiro top 5 ficam Dov Charney, da American Apparel, Philip Clarke, da Tesco, Eddie Lampert, da Sears Holdings e Dick Costolo, do Twitter.


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
“A visão política de José Sócrates era de não combater à corrupção”, disse João Cravinho
operação marques

João Cravinho disse considerar haver "comportamentos absolutamente inadmissíveis para qualquer cidadão decente" na Operação Marquês. Em 2006, João Cravinho criou um Plano Anticorrupção que terminou travado pelo PS, foi o Read more

Julgamento de Ricardo Salgado será presidido por juiz Francisco Henriques
Ricardo_Salgado

Operação Marquês: o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, pronunciado na instrução da Operação Marquês por três crimes de abuso de confiança, vai ser julgado por um coletivo de juízes encabeçado Read more

EDP: Empresa constituída arguida no caso que envolve Artur Trindade
EDP-corrupcao

A EDP já foi notificada da sua constituição como arguida, no âmbito do caso que envolve o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade, confirmou à Lusa fonte oficial da Read more

Defesa de Ricardo Salgado acusa Banco de Portugal de ser “desleal e desonesto”
bes-ricardo-salgado

A defesa de Ricardo Salgado na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais acusou o Banco de Portugal de ter sido Read more

Show Buttons
Hide Buttons