• Sáb. Nov 27th, 2021

BdP : Dívida pública atingiu recorde de 262,1 mil milhões de euros em abril

divida-pt

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, um valor recorde, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

O valor da dívida pública de abril é o mais alto desde 1995, o início da série estatística disponibilizada pelo banco central.

O valor de dívida pública de 262,056 mil milhões de euros em abril significa um aumento de 7,3 mil milhões de euros face a março, para o que contribuíram, segundo o Banco de Portugal, “essencialmente as emissões de títulos de 7,2 mil milhões de euros efetuadas em abril”, com destaque para a emissão sindicada de Obrigações do Tesouro no valor de 5 mil milhões de euros (realizada em 01 de abril).

Já a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1,9 mil milhões de euros de março para abril, totalizando 237,1 mil milhões de euros em abril, devido aos ativos em depósitos terem aumentado em 5,3 mil milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou, em final de março, reforço dos leilões de dívida de médio e longo prazo em 2020, num ajustamento do programa em resposta ao acréscimo de financiamento necessário para 2020 devido à pandemia da covid-19.

Meetic

Comparando a dívida pública de abril com a registada no mesmo mês de 2019, o aumento homólogo foi de 5,4 mil milhões de euros. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Portugal: Dívida pública sobe para os 133,6% do PIB em 2020
endividamento-divida-portugal

A dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto situou-se nos 133,6% em 2020, aumentando face aos 116,8% registados em 2019, de acordo com a nota do Procedimento dos Défices Read more

Dívida pública em Portugal acelera para recorde. Já está acima dos 270 mil milhões
divida_publica_pt

Os dados da dívida pública foram atualizados pelo Banco de Portugal. A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - subiu para 270.408 Read more

Dívida pública portuguesa atinge em maio novo máximo histórico
Ministério das Finanças

A dívida pública na ótica de Maastricht, calculada de acordo com a definição utilizada no Procedimento dos Défices Excessivos, atingiu em maio um novo máximo em termos brutos, de 250,3 Read more

Dívida pública portuguesa sobe para 233 mil milhões de euros
Banco de Portugal

A dívida pública na ótica de Maastricht subiu 1,7 mil milhões de euros em março face a fevereiro, fixando-se em 233 mil milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Read more

Show Buttons
Hide Buttons