• Sex. Dez 2nd, 2022

CGD : Eventuais processos sobre ex-gestores “só depois do verão”

caixa-geral_de-depositos
Share This !

Pelos vistos, não parece ser urgente, o presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, disse que eventuais processos sobre ex-gestores só avançarão depois do verão e repetiu a ideia de que o banco não fará o papel dos tribunais.

“Antes do verão não nos parece, volto a lembrar que o Ministério Público está com isto há dois anos e meio, o Banco de Portugal está com isto há anos”, disse Paulo Macedo em Lisboa, na apresentação das contas do banco do primeiro trimestre, quando questionado sobre quando serão concluídos e eventualmente avançam processos de responsabilidade civil sobre ex-gestores.

O responsável voltou ainda a dizer, tal como tinha considerado em fevereiro na apresentação dos resultados de 2018, que a CGD “não é juiz nem tribunal” e que não se comportará desse modo face a ex-gestores.

“O que a Caixa fará é à medida que houver razões… dar sequência”, disse, repetindo que “não é realista” pensar que algum processo possa “estar pronto antes de férias judiciais”.

Sobre as três sociedades de advogados que estão a ajudar a CGD neste processo, Macedo indicou que são a Vieira de Almeida, a Linklaters (ambas já conhecidas) e ainda a Serra Lopes.



Em fevereiro, Macedo indicou no parlamento que a CGD precisava de pelo menos três sociedades de advogados para avaliar processos de responsabilidade civil sobre ex-gestores, devido à existência de conflitos de interesse.

Em audição na Comissão de Orçamento e Finanças, o presidente executivo do banco público disse que a CGD já tinha contratado duas sociedades de advogados para fazerem a avaliação dos atos de gestão e, eventualmente, avançarem com processos de responsabilidade civil, depois da auditoria da consultora EY, que detetou perdas significativas com créditos.

Isto porque, explicou, dos cinco casos em análise, a primeira sociedade de advogados tinha “incompatibilidade em dois”, pelo que foi decidido que não os analisará e foi contratada uma segunda sociedade, que “já disse que para um dos casos tem incompatibilidade”, explicou, na altura.

Assim, acrescento, “terá de haver uma terceira sociedade”. Hoje ficou a saber-se que essa sociedade de advogados é Serra Lopes.

“Não iremos fazer nada que achemos que tem conflitos”, disse Paulo Macedo.

A CGD registou lucros de 126,1 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, mais 85% do que no mesmo período de 2018, divulgou hoje o banco público.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Empresários da construção na seca de investimento público
construcao

Em Abril, a produção do sector da construção caiu 21,5%, face a mesmo mês de 2012, com a engenharia civil a cair 22,6%, diz a Associação de Empresas de Construção Read more

Governo não vai conseguir o corte na despesa
joao ferreira amaral

video - Governo não vai conseguir cortar os 4,7 mil milhões de euros na despesa e defende uma saída do Euro para Portugal, sublinhou Ferreira do Amaral O economista João Read more

Eurogrupo admite mais apoios para Portugal
EuroGrupo

O presidente do Eurogrupo admitiu hoje que poderão vir a ser consideradas medidas de apoio complementares a Portugal e Irlanda para ajudar estes dois países a saírem dos programas de Read more

Equador renuncia a acordo aduaneiro com os EUA devido ao caso Snowden
Ricardo Patino

O Equador anunciou, que renuncia ao pacto aduaneiro com os EUA, que lhe valia tarifas preferenciais, denunciando o acordo como uma "instrumento de chantagem" num momento em que o Governo Read more

Troika duvida do plano de cortes na despesa do Estado português
troika em portugal

A Troika deixou ontem Lisboa com dúvidas sobre o plano de cortes na despesa do Estado. Este é o balanço dos trabalhos realizados nos últimos cinco dias na capital portuguesa. Read more

Portugal deve deixar clara determinação em prosseguir o programa de ajustamento
Durão Barroso

Durão Barroso sublinhou, em Vilnius, a importância de Portugal continuar a mostrar a mesma determinação na implementação do programa de ajustamento, advertindo que os mercados reagem com nervosismo a qualquer Read more