• Dom. Nov 29th, 2020

Comissão Europeia admite que CGD pode ter impacto no défice deste ano

Bruxelas admite que a operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode vir a ter implicações no défice orçamental de 2017, que estão dependentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Eurostat.

No relatório sobre a quinta missão pós-programa de ajustamento divulgado hoje (embora a missão tenha decorrido no final do ano passado), a Comissão Europeia considera que os desenvolvimentos recentes em alguns bancos “são positivos”, afirmando que o setor “continua frágil, com fraca rentabilidade, ‘almofadas’ de capital estreitas e elevados níveis de malparado”.

No entanto, deixa um alerta quanto ao impacto que o processo pode ter nas contas públicas: “Dependendo do entendimento do INE e do Eurostat, a operação pode ter implicações no resultado orçamental de 2017”.

Em Bruxelas, no dia em que a Comissão Europeia autorizou a recapitalização de 3.900 milhões de euros da CGD, e questionado sobre quando irá o impacto da injeção pública no banco ser inscrito no défice, o primeiro-ministro, António Costa, disse que “saber a que anos vão ser imputados este esforço de capitalização é uma questão que, em primeiro lugar, terá de ser respondida pelo INE e pelo Eurostat”.

A CGD está em processo de recapitalização, num montante de cerca de 5.000 milhões de euros, aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

Meetic

Até à data, a Caixa já recebeu 1.445 milhões de euros (da transferência de ações da ParCaixa e dos instrumentos de capital contingentes – CoCo’s – subscritos pelo Estado) e emitiu 500 milhões em dívida perpétua (ficando por emitir 430 milhões durante os próximos 18 meses).

A próxima fase do processo, que deve ocorrer brevemente, é o aumento de capital em 2.500 milhões de euros, que será injetado pelo Estado no banco. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
CGD : Eventuais processos sobre ex-gestores “só depois do verão”

Pelos vistos, não parece ser urgente, o presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, disse que eventuais processos sobre ex-gestores só avançarão depois do verão e repetiu Read more

Caixa Geral de Depósitos denunciou Sócrates e motivou a Operação Marquês

Socrates foi denunciado pela CGD em 2013, as 500 páginas de uma investigação anterior ao processo judicial, só agora são conhecidas. Foi a Caixa Geral de Depósitos que denunciou José Read more

Investigação a créditos ruinosos na CGD continuam sem arguidos

Apesar de ter arrancado em 2016, o inquérito do Ministério Público aos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua sem qualquer arguido constituído, confirmou a Procuradoria-Geral da República. Read more

CGD : António Domingues demitiu-se da Caixa

O presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, apresentou a demissão do cargo, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado. À polémica em torno Read more

Show Buttons
Hide Buttons