• Sex. Set 24th, 2021

Dívida pública em Portugal acelera para recorde. Já está acima dos 270 mil milhões

divida_publica_pt

Os dados da dívida pública foram atualizados pelo Banco de Portugal.

A dívida pública na ótica de Maastricht – que é a que conta para Bruxelas – subiu para 270.408 milhões de euros até dezembro, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira.

“No final de 2020, a dívida pública situou-se em 270,4 mil milhões de euros, aumentando 20,4 mil milhões de euros em relação ao final de 2019”, refere o BdP, em comunicado.

Para este acréscimo, explica o supervisor da banca, contribuiu o aumento dos títulos de dívida (17,6 mil milhões de euros), dos empréstimos (1,7 mil milhões) e das responsabilidades em depósitos (1,1 mil milhões de euros), por via, principalmente, das emissões de certificados do Tesouro.

“Os depósitos das administrações públicas ascenderam a 23,9 mil milhões de euros no final de 2020, aumentando 9,4 mil milhões de euros em 2020. A dívida pública líquida de depósitos subiu 11,0 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, totalizando 246,5 mil milhões de euros”, refere o BdP.

A dívida pública atingiu os 130% do produto interno bruto (PIB) no final do terceiro trimestre, valor que compara com os 126,1% do PIB até junho.

O rácio da dívida pública portuguesa face ao PIB deverá subir este ano para os 137,2%, segundo as previsões divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que são piores do que as do Governo para 2020, que apontam para que a dívida pública se cifre em 134,8% do PIB este ano. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
FMI considera que a crise pandémica entrou em nova fase e que o mundo “não está fora de perigo”
FMI-Kristalina-Georgieva

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que Read more

CoronaVírus: Impreparação para segunda vaga “pode levar a recessão ainda maior”
recessao-economica

O economista Álvaro Santos Pereira diz que os países têm de estar preparados para uma segunda vaga da pandemia covid-19 porque, se não o fizerem, a recessão económica pode ser Read more

FMI alerta risco para a economia na sincronização global dos preços da habitação
apartamentos

O FMI diz que há elevada sincronização nos preços da habitação a nível global, numa análise a 40 países, incluindo Portugal, considerando que isso poderá facilitar a propagação a nível Read more

Partido Chega elogia Presidente da República por “decisão certa e realista” de promulgar apoios
andre-ventura-belem

André Ventura do partido Chega elogiou a decisão do Presidente da República de promulgar os diplomas do parlamento que reforçam os apoios sociais, considerando "incompreensível a pressão do Governo" para Read more

Show Buttons
Hide Buttons