• Seg. Dez 4th, 2023

Economia portuguesa cresceu apenas 5 mil milhões de euros em seis anos

ByTeam

Mar 7, 2017 ,
Share This !

A economia portuguesa cresceu pouco mais de 5.000 milhões de euros desde 2010, ano anterior ao pedido de ajuda financeira, levando seis anos a ultrapassar o montante que valia nessa altura, segundo números revistos e divulgados hoje pelo INE.

Em 2010, no ano anterior ao pedido de ajuda financeira à ‘troika’ – Fundo Monetário Europeu (FMI), Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE) –, a economia portuguesa valia 179.930 milhões de euros.

Desde então, o Produto Interno Bruto (PIB) português, a preços de mercado, caiu nos dois anos seguintes, tendo começado a recuperar o seu valor em 2013, mas apenas em 2016 atingiu 185.000 milhões de euros, ficando pela primeira vez em seis anos acima do valor registado no final de 2010.

Isto significa que, em termos acumulados, o PIB cresceu pouco mais de 5.000 milhões de euros em seis anos. A título de exemplo, quase 5.000 milhões de euros foi o montante injetado no Novo Banco através do Fundo de Resolução Bancário e significa cerca de metade do que o Estado gasta com juros da dívida num ano.

Outra conclusão dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que são publicados hoje num documento chamado ‘Portugal 2015’ e que compara vários indicadores sócio económicos entre 1990 e 2015, é relativa ao mercado de trabalho.

Meetic

O INE conclui que, no pico da crise económica, entre 2011 e 2013, “a diminuição global do emprego foi na ordem de 311.000 unidades”, e que, no entanto, nos anos seguintes, a recuperação do emprego — que ficou nas 119.300 unidades — ficou “bastante aquém do necessário para compensar as perdas dos anos anteriores”.

O ano de 2013 foi aquele em que a taxa de desemprego atingiu o nível mais elevado até ao momento, tendo atingido 16,6% da população ativa, salienta.

No ano seguinte reduziu-se para 13,9%, o que representou uma inversão da tendência de aumento que se verificava desde 2001, apenas contrariada em 2008, segundo o INE.

No conjunto do ano passado, a taxa de desemprego representava 11,1% da população ativa, o que traduz uma diminuição de 1,3 pontos percentuais em relação a 2015. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Empresários da construção na seca de investimento público

Em Abril, a produção do sector da construção caiu 21,5%, face a mesmo mês de 2012, com a engenharia civil a cair 22,6%, diz a Associação de Empresas de Construção Read more

Governo não vai conseguir o corte na despesa

video - Governo não vai conseguir cortar os 4,7 mil milhões de euros na despesa e defende uma saída do Euro para Portugal, sublinhou Ferreira do Amaral O economista João Read more

Eurogrupo admite mais apoios para Portugal

O presidente do Eurogrupo admitiu hoje que poderão vir a ser consideradas medidas de apoio complementares a Portugal e Irlanda para ajudar estes dois países a saírem dos programas de Read more

Equador renuncia a acordo aduaneiro com os EUA devido ao caso Snowden

O Equador anunciou, que renuncia ao pacto aduaneiro com os EUA, que lhe valia tarifas preferenciais, denunciando o acordo como uma "instrumento de chantagem" num momento em que o Governo Read more

Troika duvida do plano de cortes na despesa do Estado português

A Troika deixou ontem Lisboa com dúvidas sobre o plano de cortes na despesa do Estado. Este é o balanço dos trabalhos realizados nos últimos cinco dias na capital portuguesa. Read more

Portugal deve deixar clara determinação em prosseguir o programa de ajustamento

Durão Barroso sublinhou, em Vilnius, a importância de Portugal continuar a mostrar a mesma determinação na implementação do programa de ajustamento, advertindo que os mercados reagem com nervosismo a qualquer Read more

Show Buttons
Hide Buttons