• Seg. Jan 24th, 2022

Em Portugal residem 10.344.802 pessoas, o Envelhecimento agravou-se

envelhecimento-portugal

Dados provisórios dos Censos 2021 mostram que, nos últimos dez anos, houve um decréscimo populacional de 2,1% e que os desequilíbrios na distribuição da população no território acentuaram-se.

De acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente em Portugal é de 10.344.802 pessoas.

Os dados mostram que o país registou um decréscimo populacional de 2,1% e que se acentuaram os desequilíbrios na distribuição da população pelo território, com uma maior concentração da população no litoral e junto à capital, destaca o instituto.

Paralelamente, “agravou-se também o fenómeno de envelhecimento da população, com o aumento expressivo da população idosa e a diminuição da população jovem: em 2021 existem 182 idosos por cada 100 jovens”.

Por outro lado, frisa o INE, a população estrangeira residente em Portugal cresceu cerca de 40% face a 2011, fixando-se em 555.299 pessoas.

Na síntese dos dados, o organismo português destaca que “o nível de escolarização da população aumentou de forma significativa nos últimos 10 anos”, com o reforço da população com ensino superior e com o ensino secundário e pós secundário.

Meetic

Aumentou também, em relação a 2011, o número de pessoas que vivem sozinhas e diminuiu a dimensão média dos agregados domésticos privados.

“No que respeita ao parque habitacional, Portugal registou um ligeiro crescimento do número de edifícios e de alojamentos destinados à habitação, embora num ritmo bastante inferior ao verificado em décadas anteriores”, pode ler-se.

Ao mesmo tempo, “reforçou-se ligeiramente o peso da primeira habitação em detrimento das residências secundárias”. De acordo com os dados, em 2021, 70% dos alojamentos são ocupados pelo proprietário, “embora esta percentagem tenha vindo a decrescer nas últimas décadas”, sublinha o INE. Já os arrendados registaram um aumento de 16% face a 2011.

Os resultados definitivos dos Censos 2021 só deverão ser conhecidos no quarto trimestre de 2022.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Professora portuguesa acredita que está muito perto de poder atrasar o envelhecimento
rejuvenescimento-650

A Especialista Maria do Carmo Fonseca acredita que em poucos anos será possível reverter o processo de envelhecimento de células em seres humanos e, em breve, se poderá "viver mais Read more

Fonte da juventude, Cientistas testam drogas para retardar o envelhecimento
contra_envelhecimento

O que uma pílula anti-envelhecimento poderia fazer por nós ? Infelizmente, é muito cedo para considerar a possibilidade de viver como Dorian Gray. Mas há um alvo mais realista que Read more

Governo socialista : “António Costa andou a enganar os portugueses”
Paulo-Rangel-27-10-2021

"António Costa andou a enganar os portugueses durante todo este tempo", disse Paulo Rangel, acrescentando que os orçamentos aprovados "ao longo destes seis anos" foram, "em muitos aspetos, prejudiciais para Read more

Orçamento do Estado 2022: CDS, Chega e IL criticam falta de ambição do Governo PS
orcamento-estado-portugal-2022

Os partidos CDS-PP, Chega e IL apontaram a falta de ambição na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) quanto ao crescimento económico, insistindo na comparação com Read more

Show Buttons
Hide Buttons