• Qui. Ago 18th, 2022

Em Portugal residem 10.344.802 pessoas, o Envelhecimento agravou-se

envelhecimento-portugal

Dados provisórios dos Censos 2021 mostram que, nos últimos dez anos, houve um decréscimo populacional de 2,1% e que os desequilíbrios na distribuição da população no território acentuaram-se.

De acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente em Portugal é de 10.344.802 pessoas.

Os dados mostram que o país registou um decréscimo populacional de 2,1% e que se acentuaram os desequilíbrios na distribuição da população pelo território, com uma maior concentração da população no litoral e junto à capital, destaca o instituto.

Paralelamente, “agravou-se também o fenómeno de envelhecimento da população, com o aumento expressivo da população idosa e a diminuição da população jovem: em 2021 existem 182 idosos por cada 100 jovens”.

Por outro lado, frisa o INE, a população estrangeira residente em Portugal cresceu cerca de 40% face a 2011, fixando-se em 555.299 pessoas.

Na síntese dos dados, o organismo português destaca que “o nível de escolarização da população aumentou de forma significativa nos últimos 10 anos”, com o reforço da população com ensino superior e com o ensino secundário e pós secundário.

Aumentou também, em relação a 2011, o número de pessoas que vivem sozinhas e diminuiu a dimensão média dos agregados domésticos privados.

“No que respeita ao parque habitacional, Portugal registou um ligeiro crescimento do número de edifícios e de alojamentos destinados à habitação, embora num ritmo bastante inferior ao verificado em décadas anteriores”, pode ler-se.

Ao mesmo tempo, “reforçou-se ligeiramente o peso da primeira habitação em detrimento das residências secundárias”. De acordo com os dados, em 2021, 70% dos alojamentos são ocupados pelo proprietário, “embora esta percentagem tenha vindo a decrescer nas últimas décadas”, sublinha o INE. Já os arrendados registaram um aumento de 16% face a 2011.

Os resultados definitivos dos Censos 2021 só deverão ser conhecidos no quarto trimestre de 2022.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Professora portuguesa acredita que está muito perto de poder atrasar o envelhecimento
rejuvenescimento-650

A Especialista Maria do Carmo Fonseca acredita que em poucos anos será possível reverter o processo de envelhecimento de células em seres humanos e, em breve, se poderá "viver mais Read more

Fonte da juventude, Cientistas testam drogas para retardar o envelhecimento
contra_envelhecimento

O que uma pílula anti-envelhecimento poderia fazer por nós ? Infelizmente, é muito cedo para considerar a possibilidade de viver como Dorian Gray. Mas há um alvo mais realista que Read more

Crise alimentar, crise de fome e preços vão agravar situação
Crise-alimentar

A agência alemã de ajuda humanitária Welthungehrilfe alerta para uma crise de fome que se avizinha em todo o mundo e diz que o aumento sem precedentes do preço dos Read more

Marcelo : Proposta de reduzir semana de trabalho “é um debate em curso”
Marcelo

O Presidente da República afirmou hoje que a possibilidade de reduzir a semana de trabalho de cinco para quatro dias, uma das medidas da agenda do trabalho digno, é um Read more

Show Buttons
Hide Buttons