• Sex. Dez 4th, 2020

Endividamento da economia portuguesa sobe para 735,4 mil ME em junho

Portugal: endividamento da economia chega aos 360% do PIB em junho. O endividamento do setor não-financeiro situou-se em 735,4 mil milhões no final do primeiro semestre, mais 16,7 mil milhões de euros que no final de 2019, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.

Do endividamento de 735,4 mil milhões de euros do setor não financeiro (setor público e privado, excluindo empresas financeiras, como bancos) no final de junho, 327,5 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 407,9 mil milhões de euros ao setor privado.

Relativamente ao final de 2019, o endividamento do setor não financeiro aumentou 16,7 mil milhões de euros, uma subida que resultou dos “acréscimos de 10,1 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 6,6 mil milhões de euros do endividamento do setor privado”, segundo o Banco de Portugal (BdP).

O banco central refere que o aumento do endividamento do setor público “refletiu-se sobretudo no crescimento do endividamento face ao setor financeiro (8,7 mil milhões de euros) e face ao setor não residente (1,3 mil milhões de euros).

Já no setor privado, o endividamento das empresas aumentou 5,7 mil milhões de euros, refletindo o crescimento do financiamento face ao setor financeiro (8,9 mil milhões de euros).

Meetic

Este acréscimo foi “parcialmente compensado pela diminuição do endividamento junto das empresas e do setor não residente”.

No período, o endividamento dos particulares aumentou 0,9 mil milhões de euros, sobretudo através da subida do endividamento face às empresas e ao setor financeiro.

Em junho de 2020, a taxa de variação anual (tva) do endividamento total das empresas privadas foi de 3,9%, mais 2,9 pontos percentuais do que o verificado no final de 2019. A tva do endividamento total dos particulares diminuiu 0,3 pontos percentuais, para 0,5%. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
O Problema da dívida: “O único problema que temos foi ter passado a vida a ignorá-lo”, comenta Vítor Bento

(Destaque) "Portugal passou a vida a ignorar que tem um problema de dívida pública" e esse problema vai dificultar o combate à crise económica decorrente da covid-19, alerta o economista Read more

OE 2020 : Carga fiscal volta a subir no próximo ano para 35% do PIB

O peso dos impostos e das contribuições sociais efetivas deverá voltar a aumentar para 35% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, segundo a proposta do Orçamento do Estado Read more

Portugal com uma das maiores dívidas públicas da União Europeia em 2018

Portugal registou a terceira maior dívida pública da União Europeia (UE) em 2018, ao atingir 121,5% do produto interno bruto (PIB), divulgou hoje o gabinete de estatísticas comunitário, o Eurostat, Read more

Marcelo considera défice abaixo de 1,3% boa notícia e espera mais crescimento

O Presidente da República considerou "uma boa notícia" o défice deste ano ficar abaixo de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) e afirmou que ainda espera que o crescimento possa Read more

Show Buttons
Hide Buttons