• Qua. Jan 27th, 2021

Endividamento da economia sobe em agosto, e está acima dos 736 mil milhões

BdP-centeno

Os dados foram divulgados pelo Banco de Portugal, o endividamento do setor não financeiro da economia cresceu para 736,6 mil milhões de euros em agosto, depois de se ter cifrado nos 734,8 mil milhões de euros em julho, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP).

“Em agosto de 2020, o endividamento da economia situou-se em 736,6 mil milhões de euros, dos quais 334,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 402,2 mil milhões de euros ao setor privado”, refere o BdP, em comunicado.

O supervisor da banca reviu em baixa os números de julho, já que no mês anterior estimava que o endividamento tivesse ascendido a 740 mil milhões de euros nesse mesmo mês.

Relativamente a julho de 2020, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,7 mil milhões de euros. Este aumento ficou a dever-se ao acréscimo de 2,3 mil milhões de euros do endividamento do setor público, compensado, em parte, pela redução de 0,6 mil milhões de euros do endividamento do setor privado, segundo o BdP.

“O incremento do endividamento do setor público refletiu-se, sobretudo, no crescimento do endividamento face ao setor financeiro (1,5 mil milhões de euros) e face ao exterior (0,9 mil milhões de euros)”.

Meetic

“Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento perante as próprias administrações públicas (0,2 mil milhões de euros)”, sublinha ainda o supervisor da banca. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Finanças lembram o que vai mudar em 2021 para os portugueses com o OE2021
financas_joao-leao

Orçamento do Estado 2021: Um conjunto de alterações na vida dos cidadãos, lembra o Ministério das Finanças. A lei do Orçamento de Estado para 2021 foi hoje publicada em Diário Read more

O Novo Banco começou ano a pedir 1.037 milhões e acabou com zero euros
novo-banco-21-12-2020

Economia Portugal: O Novo Banco começou o ano a pedir 1.037 milhões de euros do Fundo de Resolução, mas acabou a contar receber zero euros em 2021, depois de um Read more

Iniciativa Liberal pede audição urgente na AR de Siza Vieira e do movimento a pão e água
movimento-pao-e-agua

As numerosas falências de empresas e de desempregados nestes setores aumenta de dia para dia... O governo diz que "totalizam já 1100 milhões de euros, metade dos quais a fundo Read more

Governo devia dar “mais estabilidade previsional às empresas”, afirma economista
economia-portuguesa

João Cerejeira, professor universitário defendeu em entrevista à Lusa, que o Governo deve equacionar dar “mais estabilidade previsional às empresas”, por exemplo através da indexação da subida do salário mínimo Read more

Show Buttons
Hide Buttons