O Setor do retalho está em trajetória de crescimento, revela um estudo da Hays. O recrutamento no setor seguirá a aposta no comércio digital e a “grande dificuldade está em reter estes talentos, já que existe uma grande procura”.
O setor do retalho está a seguir uma “trajetória bastante acentuada de desenvolvimento”, de acordo com o Guia do Mercado Laboral 2022 da Hays. A par disto, o foco do recrutamento no setor está em perfis com experiência no comércio digital, dada a ascensão deste segmento.
“As empresas aproveitaram o contexto atual para avançar com reestruturações internas, apostar na inovação e crescer. Uma tendência que abrange tanto as lojas físicas como o e-commerce, que está em clara ascendência”, pode ler-se num comunicado da Hays, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os dados da empresa indicam ainda que as “previsões de expansão vão manter-se durante o ano de 2022, muito devido à entrada de multinacionais no mercado português e à continuação da expansão de grandes retalhistas em território nacional”.
Deste modo, “a aposta no recrutamento recai sobre perfis com experiência em comércio digital, mas também em funções com capacidade para analisar as tendências de mercado”, explica Patrícia Machado, Senior Consultant na Hays, citada no mesmo comunicado.
“A aposta no e-commerce é desde logo evidente na procura por profissionais com experiência consolidada nesta área, nomeadamente com perfil estratega, comercial e de gestão de equipas. A grande dificuldade está em reter estes talentos, já que existe uma grande procura neste momento, e em acompanhar os aumentos salariais significativos”, explica Patrícia Machado. (Noticiasao minuto)