• Qui. Dez 7th, 2023

Insolvências de Empresas atingem 18% e empresas criadas atingem 5,6% até setembro

Share This !

O número de empresas criadas em Portugal aumentaram 5,6% até setembro, para 39.042, em termos homólogos, enquanto as insolvências subiram 18% no período em análise, para 1.441, segundo dados da Informa DB.

Até final de setembro deste ano foram criadas 39.042 novas empresas em Portugal, mais 5,6% que no período homólogo, o valor mais elevado de sempre quando considerados os três primeiros trimestres, realça a Informa D&B em comunicado.

Os dados da Informa D&B permitiram saber ainda que em termos de criação de empresas, o aumento de 5,6% registado até setembro, “superou o recorde de constituição de empresas alcançado em 2019”.

Quanto aos encerramentos, depois de um “grande recuo” neste indicador na sequência da pandemia de covid-19, registou-se “uma inversão da tendência a partir do terceiro trimestre de 2022”.

Até final do terceiro trimestre deste ano encerraram 8.770 empresas, menos 5,3% em termos homólogos.

Em termos de setores, dois terços registaram um crescimento até setembro, no que refere à criação de empresas, face ao período homólogo do ano passado.

Entre eles destacam-se os transportes, com 4.729 constituições (+1.596 constituições; +51%), o alojamento e restauração (+394 constituições; +11%), a construção (+344 constituições; +17%) e os serviços gerais (+331 constituições; +16%).

As atividades imobiliárias são o setor que “mais recuam na constituição de empresas” (-400 constituições; -9,7%), uma tendência que se verifica na maioria dos últimos 12 meses), segundo os dados divulgados pela Informa D&B.

Até setembro, registaram-se 1.441 novos processos de insolvência, uma subida de 18% (+223 processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado, um crescimento que se verifica em quase todos os meses do ano.

“A maior parte dos setores apresentam um aumento das insolvências, com destaque para as Indústrias e a Construção que, em conjunto, representam mais dois terços da subida total das novas insolvências”, adianta a Informa D&B.

O setor das indústrias, por sua vez, para além de ser o setor com mais novos processos insolvência (320), foi também o que apresentou o maior crescimento neste indicador (+91 novas insolvências; +40%), em especial no subsetor têxtil e moda na região norte.

No que toca aos encerramentos, a Informa D&B realça, por seu turno, que nos últimos 12 meses cinco setores de atividade (tecnologias da informação e comunicação, atividades imobiliárias, serviços empresariais, agricultura e outros recursos naturais e energia e ambiente) denotaram um aumento, na comparação com os 12 meses anteriores. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Empresários da construção na seca de investimento público

Em Abril, a produção do sector da construção caiu 21,5%, face a mesmo mês de 2012, com a engenharia civil a cair 22,6%, diz a Associação de Empresas de Construção Read more

Governo não vai conseguir o corte na despesa

video - Governo não vai conseguir cortar os 4,7 mil milhões de euros na despesa e defende uma saída do Euro para Portugal, sublinhou Ferreira do Amaral O economista João Read more

Eurogrupo admite mais apoios para Portugal

O presidente do Eurogrupo admitiu hoje que poderão vir a ser consideradas medidas de apoio complementares a Portugal e Irlanda para ajudar estes dois países a saírem dos programas de Read more

Equador renuncia a acordo aduaneiro com os EUA devido ao caso Snowden

O Equador anunciou, que renuncia ao pacto aduaneiro com os EUA, que lhe valia tarifas preferenciais, denunciando o acordo como uma "instrumento de chantagem" num momento em que o Governo Read more

Troika duvida do plano de cortes na despesa do Estado português

A Troika deixou ontem Lisboa com dúvidas sobre o plano de cortes na despesa do Estado. Este é o balanço dos trabalhos realizados nos últimos cinco dias na capital portuguesa. Read more

Portugal deve deixar clara determinação em prosseguir o programa de ajustamento

Durão Barroso sublinhou, em Vilnius, a importância de Portugal continuar a mostrar a mesma determinação na implementação do programa de ajustamento, advertindo que os mercados reagem com nervosismo a qualquer Read more

Show Buttons
Hide Buttons