• Sáb. Nov 27th, 2021

Mário Centeno será ouvido na AR sobre o Novo Banco a 22 de dezembro

centeno-15-12-2020

Mário Centeno (governador do Banco de Portugal), será ouvido no dia 22 de dezembro, às 9h30, na Assembleia da República por causa do Novo Banco. O anúncio foi feito pela Comissão de Orçamento e Finanças.

Está assim agendada a “audição do Senhor Governador do Banco de Portugal, no âmbito do Plano de Atividades e, bem assim, do requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do PAN relativo a pagamento de bónus aos membros do conselho executivo do Novo Banco e requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP relativo à Auditoria especial ao Novo Banco”, pode ler-se num comunicado.

O CDS requereu em setembro, com caráter de urgência, a audição do governador do Banco de Portugal e do ministro das Finanças, João Leão, para darem explicações sobre as “perdas muito avultadas” do Novo Banco.

Segundo o Governo, o relatório da auditoria ao Novo Banco revela perdas líquidas de 4.042 milhões de euros no Novo Banco (entre 4 de agosto de 2014, um dia após a resolução do BES, e 31 de dezembro de 2018) e “descreve um conjunto de insuficiências e deficiências graves” no BES, até 2014, na concessão de crédito e investimento em ativos financeiros e imobiliários.

Na sequência da resolução do BES, em 03 de agosto de 2014, 75% do Novo Banco foi vendido em outubro de 2017 ao fundo de investimento norte-americano Lone Star, mantendo o Fundo de Resolução bancário 25%, numa solução acordada entre Banco de Portugal e Governo.

Aquando da venda, foi acordado um mecanismo de capital contingente, que prevê que até 2026 o Fundo de Resolução compensa o Novo Banco por perdas de capital num conjunto de “ativos que herdou” do BES até 3.890 milhões de euros.

Desde então e até hoje, o Fundo de Resolução já injetou 2.976 milhões de euros e ainda poderá colocar mais de 900 milhões de euros, valores que em cada ano têm impacto nas contas públicas uma vez que o Fundo de Resolução é uma entidade da esfera do Estado.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Governo socialista indica novamente uma injeção de capital de 429 milhões no Novo Banco
Governo-socialista

O Novo Banco deverá receber mais 429 milhões de euros do Fundo de Resolução, mas a validação final do valor da injeção de capital ainda está a ser feita, disse Read more

Incompetência Novo Banco: “Tentativas que o Novo Banco fez de recuperar a minha dívida foram zero”
novo-banco-21-12-2020

O presidente da Prebuild, João Gama Leão, acusou o Novo Banco de "má-fé" e afirmou que o banco não fez qualquer tentativa de recuperar a dívida da sua empresa, apesar Read more

Novo Banco vai pedir novamente mais 598 milhões de euros ao Fundo de Resolução
novo_banco-2

Este banco (Novo Banco) apresentou novamente prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado, de acordo com dados hoje divulgados. O Novo Banco vai pedir mais 598,3 milhões de Read more

Economia: Banca vendeu carteiras de 15 mil milhões em ativos maus
jporfirio-novo-banco-03_09_2020

Segundo o jornal online do Obervador, em três anos foram vendidas mais de 40 portefólios de créditos e imóveis, considerados ativos não produtivos, por instituições financeiras em Portugal. A maioria Read more

Show Buttons
Hide Buttons