• Ter. Jul 5th, 2022

Mário Centeno surpreendido com inflação e pede mais coordenação a nível europeu

centeno-15-12-2020

O governador do Banco de Portugal (BdP) admitiu que os últimos dados da inflação foram “uma surpresa” e pediu mais coordenação a nível europeu nas medidas de combate, desde logo na comunicação do surto inflacionista.

Na conferência de imprensa de apresentação do Relatório do Conselho de Administração de 2021, Mário Centeno lamentou a “inexistência de um conjunto de medidas estabelecidas a nível europeu” e pediu cautela na comunicação do fenómeno da inflação devido aos efeitos nos agentes económicos.

É preciso saber “comunicar às famílias e empresas os resultados do surto inflacionista e o que está a ser feito para conter. […] Esta crise requer mais parcimónia nas palavras e coordenação na ação”, disse.

Segundo o governador do BdP, os inquéritos às famílias demonstram que essas têm, em generalidade, expectativas de inflação mais elevadas a médio prazo do que antecipam os indicadores de mercado da inflação.

Mário Centeno apelou a que “possa existir coordenação de política mais clara a nível europeu que transmita a famílias e empresas uma perspetiva de médio prazo mais compatível entre si”.

Para o antigo ministro das Finanças, os últimos números da inflação em Portugal foram “uma surpresa” em abril a inflação de 7,2%, ao aproximarem-se dos níveis da zona euro (7,5% em abril), e corroboraram os riscos, adiantando que o Banco de Portugal levará isso em conta nas suas previsões de junho.

O governador disse que na evolução económica serão fundamentais fatores como a duração da guerra na Ucrânia e a reabertura da economia da China.

Para Centeno, atualmente estamos numa fase em que a “coordenação da política económica e monetária não é tão simples e de sucesso como em 2020”, até porque fenómenos de inflação originários em choques de oferta são estranhos às capacidades dos bancos centrais de os gerirem. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Mário Centeno será ouvido na AR sobre o Novo Banco a 22 de dezembro
centeno-15-12-2020

Mário Centeno (governador do Banco de Portugal), será ouvido no dia 22 de dezembro, às 9h30, na Assembleia da República por causa do Novo Banco. O anúncio foi feito pela Read more

Mário Centeno defende injeção repartida entre público e privado na TAP
tap-capitalizacao

O ministro das Finanças, Mário Centeno, defendeu que uma injeção repartida entre o acionista privado e o Estado seria "a forma mais tranquila de conversar" sobre uma capitalização da TAP, Read more

Presidente do Eurogrupo espera que líderes consigam tomar decisões para defesa do euro
mario centeno

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse hoje esperar que os líderes europeus consigam na cimeira da próxima semana começar a tomar decisões importantes, já preparadas, para "defender mais ainda Read more

Ministro das Finanças afirmou que défice de 2,5% é uma boa notícia
mario centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, congratulou-se hoje com o défice que se fixou em 2,5% do PIB até setembro, considerando "uma boa notícia", que permite garantir que o país Read more

Show Buttons
Hide Buttons