• Sáb. Mar 25th, 2023

Novo Banco vai pedir mais uma injeção de capital de 209 milhões de euros

Share This !

Catarina Martins diz que nova injeção no Novo Banco é “inaceitável”

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou inaceitável o pedido do Novo Banco ao Fundo de Resolução de mais 209 milhões de euros, considerando que “travar esta injeção é possível e é imperativo”.

O Novo Banco vai pedir mais uma injeção de capital de 209 milhões de euros ao Fundo de Resolução bancário relativa a 2021, ano em que o banco lucrou 184,5 milhões de euros, divulgou a instituição bancária em comunicado na quarta-feira.

“Este pedido é inaceitável e demonstrativo tanto dos erros na venda do Novo Banco como da manipulação das contas pelo banco. Travar esta injeção é possível e é imperativo”, defendeu a líder bloquista, numa publicação na rede social Twitter.

Na quinta-feira, fonte oficial do Fundo de Resolução (FdR) adiantou à agência Lusa que mantém o entendimento de que não é devido qualquer pagamento ao Novo Banco.

“Apesar da insuficiência de capital apurada pelo Novo Banco, os dados disponíveis confirmam o entendimento do Fundo de Resolução de que, em cumprimento do Acordo de Capitalização Contingente, não é devido qualquer pagamento relativamente às contas do exercício de 2021”, disse fonte oficial do FdR à Lusa.

O FdR assinala que o Novo Banco divulgou hoje um resultado positivo de 184,5 milhões de euros, “mas também a existência de uma insuficiência de capital de 209 milhões de euros face aos 12% de rácio CET 1 previstos no Acordo de Capitalização Contingente”.

Contudo, questionado pela Lusa sobre o anúncio oficial feito hoje pelo Novo Banco de que vai pedir mais uma injeção de capital de 209 milhões de euros ao FdR relativa a 2021, o FdR considera que “não é devido qualquer pagamento relativamente às contas do exercício de 2021”.

Em fevereiro, o FdR bancário disse ter “a forte convicção” de que não seria preciso fazer novo pagamento ao Novo Banco, apesar de então só ter para análise as contas preliminares do banco de 2021.

Também no mês passado, numa declaração ao jornal ‘online’ Eco, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse o mesmo: “Não vai ser necessário a injeção”.

“Partilhamos a perspetiva do Fundo de Resolução”, afirmou ainda João Leão. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Empresários da construção na seca de investimento público

Em Abril, a produção do sector da construção caiu 21,5%, face a mesmo mês de 2012, com a engenharia civil a cair 22,6%, diz a Associação de Empresas de Construção Read more

Governo não vai conseguir o corte na despesa

video - Governo não vai conseguir cortar os 4,7 mil milhões de euros na despesa e defende uma saída do Euro para Portugal, sublinhou Ferreira do Amaral O economista João Read more

Eurogrupo admite mais apoios para Portugal

O presidente do Eurogrupo admitiu hoje que poderão vir a ser consideradas medidas de apoio complementares a Portugal e Irlanda para ajudar estes dois países a saírem dos programas de Read more

Equador renuncia a acordo aduaneiro com os EUA devido ao caso Snowden

O Equador anunciou, que renuncia ao pacto aduaneiro com os EUA, que lhe valia tarifas preferenciais, denunciando o acordo como uma "instrumento de chantagem" num momento em que o Governo Read more

Troika duvida do plano de cortes na despesa do Estado português

A Troika deixou ontem Lisboa com dúvidas sobre o plano de cortes na despesa do Estado. Este é o balanço dos trabalhos realizados nos últimos cinco dias na capital portuguesa. Read more

Portugal deve deixar clara determinação em prosseguir o programa de ajustamento

Durão Barroso sublinhou, em Vilnius, a importância de Portugal continuar a mostrar a mesma determinação na implementação do programa de ajustamento, advertindo que os mercados reagem com nervosismo a qualquer Read more