• Sáb. Out 24th, 2020

Portugal tem a 3ª maior subida homóloga nos preços das casas no 3º trimestre 2017

Bolha imobiliaria à vista? Os preços homólogos das habitações aumentaram, no terceiro trimestre de 2017, 4,1% na zona euro e 4,6% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a terceira maior subida (10,4%) entre os Estados-membros, divulga o Eurostat.

Em maio/junho de 2017, o Banco de Portugal já estva preocupado com o risco de que uma eventual bolha imobiliária venha a penalizar fortemente o sistema financeiro nacional.

“A atual conjuntura de maior crescimento económico, subida de preços no imobiliário e maior concorrência poderá propiciar uma menor restritividade nos critérios de concessão de crédito (a famílias e empresas), que poderá, por sua vez, comprometer a sustentabilidade financeira de famílias, empresas e das próprias instituições de crédito”, alerta o regulador.

Carlos Costa (Banco de Portugal)

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE, e, face ao trimestre anterior, subiram 1,7% em ambas as zonas, tendo a quarta maior subida sido observada em Portugal (3,5%).

As maiores subidas homólogas registaram-se na República Checa (12,3%), na Irlanda (12,0%) e em Portugal (10,4%), tendo havido apenas um recuo nos preços das casas, em Itália, de 0,9%.

Já face ao segundo trimestre de 2017, a Irlanda conheceu a maior subida (5,7%), seguindo-se Malta (4,3%), Holanda (3,7%) e Portugal (3,5%).

Na Roménia (-1,6%), Finlândia, Itália (-0,5% cada) e Chipre (-0,3%) os preços das habitações recuaram do segundo para o terceiro trimestre de 2017.

Facebook Comments
Partidos da oposição pedem que habitações não sejam penhoradas pelo Fisco

Os partidos da oposição apelaram hoje ao Governo para que não sejam penhoradas as habitações de famílias com poucos rendimentos em caso de dívidas ao Fisco, medida que voltou a Read more

Lesados do BES gritam gatuno à porta da casa de Carlos Costa

Clientes do Banco Espírito Santo (BES) que investiram em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) estão concentrados à porta da casa do governador do Banco de Portugal (BdP), em Read more

FMI alerta risco para a economia na sincronização global dos preços da habitação

O FMI diz que há elevada sincronização nos preços da habitação a nível global, numa análise a 40 países, incluindo Portugal, considerando que isso poderá facilitar a propagação a nível Read more

União Europeia quer reforçar repressão contra os gigantes digitais “Gafa” este ano

A Comissão Europeia vai reforçar a repressão contra o monopólio dos gigantes digitais (Google, Amazon, Facebook e Apple) até ao final de 2020, o que poderá mesmo levar à sua Read more

Show Buttons
Hide Buttons