Portugueses estão a financiar o Fisco através do IMI

Alerta da DECO: Portugueses estão a financiar o Fisco através do IMI. Os portugueses estão a pagar, pelo menos, oito milhões de euros a mais de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), segundo as contas da DECO.

A Associação de Defesa do Consumidor explica que a situação se deve ao facto de o Ministério das Finanças não estar a actualizar a idade e o valor de construção do imóvel.

O fiscalista Ernesto Pinto, da revista “Dinheiro e Direitos” não tem dúvidas: os portugueses estão a financiar o Fisco.

“Estão a ser pagos a mais perto de oito milhões de euros, pelo facto de existirem alguns parâmetros, relacionados com a avaliação dos imóveis para efeitos fiscais, que não têm uma actualização automática”, explica à Renascença.

O alerta surge numa altura em que muitos contribuintes são chamados a liquidar a segunda prestação do IMI.

A DECO gostaria de discutir o assunto com a ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque. Um pedido de audiência foi feito há cerca de mês e meio, mas continua sem resposta.

A associação mantém online o simulador em “pague menos imi.pt”, para que os contribuintes possam fazer contas ao imposto sobre os imóveis.

“O nosso simulador dá o valor que os contribuintes estão a pagar a mais e qual a poupança que têm se solicitarem a actualização dos dados. A diferença vai sempre entrando para o contador”, contabiliza o fiscalista Ernesto Pinto. (RR)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Show Buttons
Hide Buttons