• Ter. Ago 16th, 2022

Recomendações preocupantes e desadequadas dos bancos aos seus clientes investidores

caixa geral depositos

Numa visita a 20 balcões de cinco bancos BPI, Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta… a Deco conclui serem desadequadas as recomendações dadas aos investidores e surpreende-se por os PPR serem apresentados como receita para tudo e a compra de moedas de ouro ser aconselhada.

Com a aproximação do dia mundial da poupança, a equipa da Deco/Proteste Investe foi verificar se os portugueses são bem aconselhados pelos gestores de conta quanto ao destino das suas economias, tendo questionado gestores de conta dos Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, Millennium bcp e Novo Banco.

“Não esperávamos que continuassem a impingir aplicações totalmente desadequadas ao perfil e às necessidades de cada cliente”, conclui a associação de defesa dos direitos dos consumidores, da edição de outubro da sua revista destinada a investidores.

A associação diz que na visita aos balcões dos cinco maiores bancos a operar em Portugal, encontrou “de tudo”, desde ser aliciada a fazer aplicações em depósitos indexados que não rendem nada até à sugestão para comprar moedas de ouro.

“De um total de 20 visitas, efetuadas pelos nossos ‘clientes-mistério’ em balcões espalhados em diversos pontos do país, contabilizámos dois conselhos certeiros”, conclui, adiantando que em 30% dos casos foi aliciada com depósitos estruturados ou moedas de ouro, que estavam “longe” de serem bons investimentos.

Em contrapartida, acrescenta a associação, esses produtos “servem perfeitamente os propósitos” da administração dos bancos e ajudam ao cumprimento dos objetivos comerciais dos próprios funcionários, mas não servem os interesses dos clientes. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Famílias portuguesas nunca pouparam tão pouco nos últimos 18 anos
swaps

As famílias portuguesas nunca pouparam tão pouco, tendo poupado apenas 3,8% do seu rendimento disponível no ano terminado em março, o valor mais baixo dos últimos 18 anos. Os dados Read more

Deco apresentou queixa ao Provedor de Justiça por cobranças excessivas nas ex-SCUT
Scut em portugal

A Deco apresenta queixa ao Provedor de Justiça contra as "penalizações excessivas" associadas ao não-pagamento de portagens nas antigas SCUT e pediu-lhe para analisar a lei em vigor e considerar Read more

Crise alimentar, crise de fome e preços vão agravar situação
Crise-alimentar

A agência alemã de ajuda humanitária Welthungehrilfe alerta para uma crise de fome que se avizinha em todo o mundo e diz que o aumento sem precedentes do preço dos Read more

Marcelo : Proposta de reduzir semana de trabalho “é um debate em curso”
Marcelo

O Presidente da República afirmou hoje que a possibilidade de reduzir a semana de trabalho de cinco para quatro dias, uma das medidas da agenda do trabalho digno, é um Read more

Show Buttons
Hide Buttons