• Qua. Jan 27th, 2021

Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

hotelaria-restauracao

Covid-19: AMRR estima que o retalho e a restauração tenham registado perdas de 76% no último fim de semana, devido às restrições no funcionamento. Sem Natal, o retalho “entra em colapso”, diz a associação.

Em causa estão mais de 375 mil empregos dependentes do retalho e restauração das lojas, segundo o observatório da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR).

“Segundo os dados recolhidos junto das mais de 3.500 lojas dos associados da AMRR, as perdas são acentuadas, acima dos 75% [76%]. Embora as medidas decretadas tenham afetado mais os 191 municípios com recolher obrigatório, as perdas superiores ao habitual foram sentidas em todos”, indicou, em comunicado, a associação.

Citado no mesmo documento, o presidente da AMRR afirmou que o retalho “sem Natal entra em colapso”, notando que a “redução de horário e a limitação de operação geram maior afluência num menor espaço de tempo”.

Conforme apontou Miguel Pina Martins, em causa estão mais de 375 mil empregos dependentes do retalho e restauração.

Meetic

Não podemos continuar a aceitar que se assobie para o lado e que se ignore o apoio que estas empresas precisam. O tema das rendas é essencial e continuamos a apelar para que haja uma justa e equitativa repartição de sacrifícios, pedindo aos partidos políticos que não abandonem o setor e que defendam a economia e o emprego”, concluiu.

Portugal contabiliza pelo menos 3.971 mortos associados à Covid-19 em 264.802 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 8 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto
manif-restauracao-portugal

Depois de greve de fome em Lisboa, "um movimento espontâneo de empresários fez nascer uma vigília por tempo indeterminado, na Avenida dos Aliados, até que o Governo olhe para o Read more

Partido CHEGA vai interpor uma ação judicial para abrir restaurantes no fim de semana
chega-ventura-16-09-2020

O argumento do partido de Direita Conservador parlamentar é o de que "a obrigatoriedade de encerramento dos setores do comércio e da restauração que está a ser imposta aos particulares Read more

CoronaVírus: 43% dos restaurantes ponderam avançar para insolvência
hotelaria-restauracao

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração Read more

Hotelaria e restauração reclamam apoios adicionais para reabrirem
hotelaria-restauracao

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) alertou que sem medidas adicionais de apoio ao setor muitas empresas "não terão condições para reabrir" dados os "grandes constrangimentos" Read more

Show Buttons
Hide Buttons