• Seg. Jan 24th, 2022

Santander compra o banco Banif e diz que litígios ficam fora do negócio

ByTeam

Dez 21, 2015
banco santander totta

O Santander Totta comunicou hoje ao regulador do mercado que se tornará “o segundo banco privado português” após a aquisição de parte do Banif por 150 milhões de euros, indicando que possíveis litígios ficam na instituição portuguesa.

Numa informação enviada esta manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Santander Totta comunica que o Banco de Portugal lhe adjudicou “a maior parte dos ativos e passivos” do Banif por “150 milhões de euros”.

“A operação incrementa em 2,5 pontos a quota de mercado do Santander Totta em Portugal, que passa a ser de 14,5% em créditos e depósitos, situando-o como o segundo banco privado do país”, lê-se no texto.

A operação terá um “impacto imaterial” no capital do Santander e “ligeiramente positivo” no benefício a partir do primeiro ano, acrescenta o documento em língua espanhola.

De acordo com o texto, a operação será concretizada “mediante a transferência de uma parte substancial (o negócio da banca comercial) dos ativos e passivos do Banco Banif para o Santander Totta”.

Meetic

O banco espanhol “pagará 150 milhões de euros pelos ativos e passivos do Banco Banif, que se transmitem adequadamente aprovisionados”.

“Outros ativos e passivos permanecem no banco Banif, que é a entidade responsável pelos possíveis litígios decorrentes da sua atividade no passado, para a sua liquidação ou venda ordenada”, assinala.

A nota refere que o negócio situa o Santander como “o segundo banco privado de Portugal, atrás do BCP-Millenium, com uma quota de mercado de 14,5% em créditos e depósitos”.

“O Banco Banif comporta 2,5 pontos de quota de mercado e conta com uma rede de 150 balcões e 400.000 clientes”, sendo “especialmente relevante nos arquipélagos da Madeira e Açores, onde conta com quotas de mercado muito elevadas”, sublinha.

O documento enviado à CMVM destaca ainda declarações da presidente do Santander, Ana Botín.

“A aquisição do Banif é mais um exemplo da aposta do Banco Santander em Portugal, um dos principais países do grupo. Estamos totalmente comprometidos com o desenvolvimento económico de Portugal”, salienta Ana Botín, citada no comunicado. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Em Portugal residem 10.344.802 pessoas, o Envelhecimento agravou-se
envelhecimento-portugal

Dados provisórios dos Censos 2021 mostram que, nos últimos dez anos, houve um decréscimo populacional de 2,1% e que os desequilíbrios na distribuição da população no território acentuaram-se. De acordo Read more

Presidente do PSD diz que SNS está “à beira do caos” e pede mudança de Governo PS
rui-rio-20-11-2021

Rui Rio afirmou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está "à beira do caos", acusou o Governo de falhar também no período da pandemia e pediu uma rápida mudança Read more

Governo socialista : “António Costa andou a enganar os portugueses”
Paulo-Rangel-27-10-2021

"António Costa andou a enganar os portugueses durante todo este tempo", disse Paulo Rangel, acrescentando que os orçamentos aprovados "ao longo destes seis anos" foram, "em muitos aspetos, prejudiciais para Read more

Orçamento do Estado 2022: CDS, Chega e IL criticam falta de ambição do Governo PS
orcamento-estado-portugal-2022

Os partidos CDS-PP, Chega e IL apontaram a falta de ambição na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) quanto ao crescimento económico, insistindo na comparação com Read more

Show Buttons
Hide Buttons