Portugal tinha seis banqueiros a ganhar mais de um milhão de euros em 2021, de acordo com um relatório divulgado pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês), esta quinta-feira.
A conclusão é de um relatório da Autoridade Bancária Europeia.
Nesse mesmo ano, o número de banqueiros e executivos de empresas de investimento a receber mais de um milhão de euros aumentou 41,5% – passou de 1.383 em 2020 para 1.957 em 2021.
“Este é o valor mais elevado desde que a EBA iniciou a contabilização dos dados em 2010”, pode ler-se no site daquele organismo.
O acréscimo, explica a EBA, está relacionado com o “bom desempenho geral das instituições, em particular na área da banca de investimento e de ‘trading’ e vendas”, bem como pela continua deslocação de pessoal do Reino Unido para a UE e por um aumento generalizado dos salários.
The European Banking Authority (EBA) published today its Report on high earners for 2021. The analysis shows a significant increase of the number of individuals working for EU banks and investment firms who received a remuneration of more than EUR 1 million. This increase is linked to the overall good performance of institutions, in particular in the area of investment banking and trading and sales, continuing relocations of staff from the UK to the EU and a general increase in salaries.