• Ter. Ago 16th, 2022

TAP: os chineses da HNA podem ficar indiretamente com 20% da transportadora aérea

TAP

A empresa chinesa Hainan Airlines (HNA) pode vir a ficar com uma participação de 20% do capital da TAP, admitiu ontem o empresário Humberto Pedrosa, do consórcio Atlantic Gateway.

Em conferência de imprensa hoje em Lisboa, Humberto Pedrosa adiantou que a HNA vai entrar no capital da Azul (companhia do brasileiro David Neelman que integra a Atlantic Gateway), que subscreveu obrigações na TAP que poderão ser convertíveis em ações. Esta participação indireta rondará os 13%.

Ao mesmo tempo, adiantou, a HNA vai entrar no capital da Atlantic Gateway com uma participação na ordem dos sete por cento.

“Se juntarmos esses 13% aos 7% que [a HNA] vai ter na Atlantic, poderá chegar aos 20%”, disse Humberto Pedrosa aos jornalistas.

A conferência de imprensa, que decorreu com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, serviu para dar conta dos termos do acordo entre o Governo e a Atlantic Gateway de compra e venda de ações da TAP, que permitirá ao Estado ficar com 50% do capital da transportadora aérea.

Sobre a participação chinesa no capital da TAP, o ministro Pedro Marques afirmou apenas que há a expetativa de se conseguir uma aproximação a Oriente para ter “tão cedo quanto possível” uma ligação a essa zona, em concreto a Pequim. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
TAP : crise na aviação “não deverá melhorar nas próximas semanas”, diz CEO
TAP

TAP reconhece que não "está a oferecer o serviço de excelência" que planeou, depois de um fim de semana com vários cancelamentos. A presidente executiva (CEO) da TAP, Christine Ourmières-Widener, Read more

Partido PSD quer ouvir presidente da TAP no Parlamento com urgência
TAP-06-12-2020

O PSD justificam o pedido de explicações por os apoios à TAP aprovados em 2021 em Bruxelas envolverem "um auxílio do Estado autorizado de 3,2 mil milhões de euros". Os Read more

TAP: Sindicato Nacional avança com ações de impugnação ao despedimento
TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai avançar este mês com ações de impugnação ao despedimento, pela TAP, de 14 tripulantes associados, tal como está Read more

Cancelados 327 voos em Lisboa e no Porto devido à greve na Groundforce
tap-capitalizacao

Greve na Groundforce levou já ao cancelamento de 301 voos de e para Lisboa, dos 511 previstos, e 26 de e para o Porto, segundo fonte oficial da ANA. "Devido Read more

Show Buttons
Hide Buttons