• Ter. Dez 6th, 2022

Universidade da Beira Interior “UBI” desenvolvem projeto para respirador

ubi
Share This !

Alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) desenvolveram um respirador, que visa auxiliar doentes da Covid-19 e cujas características já foram avaliadas positivamente por dois médicos, anunciou aquela instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI explica que o projeto foi desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletromecânica, Ciências Farmacêuticas e Ciências da Comunicação, sendo que também foi lançada uma campanha de recolha de fundos que contribua para a construção e posterior oferta do equipamento.

Com a denominação de Salus, o aparelho está concluído e tem a “característica de ser compacto e de não necessitar de estruturas de apoio”.

É composto por materiais simples, robustos e de preços acessíveis, prevendo-se que tenha um custo de 320 euros. O Salus pode funcionar com a bateria de telefones móveis até quatro horas e tem uma capacidade de operação superior a quatro mil horas ininterruptas. Findo esse período, é necessário apenas substituir o filtro”, acrescenta a informação da UBI.

Citados na nota, os criadores do projeto salientam que a solução se enquadra no atual contexto de pandemia, com especial atenção para as zonas mais necessitadas.

De fácil e intuitiva operação, o nosso respirador requer apenas que o operador tenha conhecimento do quadro clínico do paciente”, explicam.

Este grupo de estudantes da UBI lançou uma campanha online de recolha de fundos, que tem como meta construir 500 destes respiradores.

De acordo com a informação, “os fundos são para construção e doação de respiradores para zonas interiores da União Europeia, África e América Latina”, e destinam-se “única e exclusivamente à construção do Salus“.

Participaram do projeto Lucas Barbosa (Engenharia Aeronáutica, Gestor/Desenvolvimento de projeto); Johann Tinoco (Ciências Farmacêuticas, responsável pelos requisitos de projeto); Felippe Silva (Engenharia Aeronáutica, Design); Kayque Suzana (Engenharia Eletromecânica, Eletrónica); e Fernanda Senra (Ciências da Comunicação).

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Empresários da construção na seca de investimento público
construcao

Em Abril, a produção do sector da construção caiu 21,5%, face a mesmo mês de 2012, com a engenharia civil a cair 22,6%, diz a Associação de Empresas de Construção Read more

Governo não vai conseguir o corte na despesa
joao ferreira amaral

video - Governo não vai conseguir cortar os 4,7 mil milhões de euros na despesa e defende uma saída do Euro para Portugal, sublinhou Ferreira do Amaral O economista João Read more

Eurogrupo admite mais apoios para Portugal
EuroGrupo

O presidente do Eurogrupo admitiu hoje que poderão vir a ser consideradas medidas de apoio complementares a Portugal e Irlanda para ajudar estes dois países a saírem dos programas de Read more

Equador renuncia a acordo aduaneiro com os EUA devido ao caso Snowden
Ricardo Patino

O Equador anunciou, que renuncia ao pacto aduaneiro com os EUA, que lhe valia tarifas preferenciais, denunciando o acordo como uma "instrumento de chantagem" num momento em que o Governo Read more

Troika duvida do plano de cortes na despesa do Estado português
troika em portugal

A Troika deixou ontem Lisboa com dúvidas sobre o plano de cortes na despesa do Estado. Este é o balanço dos trabalhos realizados nos últimos cinco dias na capital portuguesa. Read more

Portugal deve deixar clara determinação em prosseguir o programa de ajustamento
Durão Barroso

Durão Barroso sublinhou, em Vilnius, a importância de Portugal continuar a mostrar a mesma determinação na implementação do programa de ajustamento, advertindo que os mercados reagem com nervosismo a qualquer Read more