Yanis Varoufakis afirma que Portugal está tão falido como a Grécia

O ex-ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis, assegura que o peso da dívida pública e privada portuguesa é tão insustentável como a grega. O antigo ministro das finanças grego disse ainda que os dois países ‘estão presos a um equilíbrio de taxas de juro e inflação…

Varoufakis apontou, numa entrevista ao jornal Público, que a dívida de Portugal é insustentável e que ‘pode haver quem celebre a recuperação. Mas não há uma recuperação em Portugal. (…) A dívida portuguesa agregada, pública e privada, é insustentável. Por isso, Portugal está tão falido como a Grécia’.

O antigo governante afirma que Portugal e Grécia são muito ‘semelhantes em muitas coisas importantes e bastante diferentes noutras’.

O antigo ministro das finanças grego disse ainda que os dois países ‘estão presos a um equilíbrio de taxas de juro e inflação muito baixas que torna o crescimento real que é preciso para sairmos da crise totalmente impossível, a não ser que a Europa mude substancialmente’.

‘Os irlandeses dizem que não são como os portugueses, os portugueses dizem que não são como os gregos, os franceses dizem que não são nada como os espanhóis, os alemães dizem que não são nada como os franceses. Isto é um reflexo claro da fragmentação por que a Europa está a passar’, afirma o antigo ministro grego ao Público.

Varoufakis vai estar em Coimbra, a convite do Centros de Estudos Sociais para um palestra com o nome ‘Democratização da zona euro’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.