• Qui. Jan 21st, 2021

Yanis Varoufakis afirma que Portugal está tão falido como a Grécia

ByTeam

Out 16, 2015
Yanis-Varoufakis

O ex-ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis, assegura que o peso da dívida pública e privada portuguesa é tão insustentável como a grega. O antigo ministro das finanças grego disse ainda que os dois países ‘estão presos a um equilíbrio de taxas de juro e inflação…

Varoufakis apontou, numa entrevista ao jornal Público, que a dívida de Portugal é insustentável e que ‘pode haver quem celebre a recuperação. Mas não há uma recuperação em Portugal. (…) A dívida portuguesa agregada, pública e privada, é insustentável. Por isso, Portugal está tão falido como a Grécia’.

O antigo governante afirma que Portugal e Grécia são muito ‘semelhantes em muitas coisas importantes e bastante diferentes noutras’.

O antigo ministro das finanças grego disse ainda que os dois países ‘estão presos a um equilíbrio de taxas de juro e inflação muito baixas que torna o crescimento real que é preciso para sairmos da crise totalmente impossível, a não ser que a Europa mude substancialmente’.

‘Os irlandeses dizem que não são como os portugueses, os portugueses dizem que não são como os gregos, os franceses dizem que não são nada como os espanhóis, os alemães dizem que não são nada como os franceses. Isto é um reflexo claro da fragmentação por que a Europa está a passar’, afirma o antigo ministro grego ao Público.

Meetic

Varoufakis vai estar em Coimbra, a convite do Centros de Estudos Sociais para um palestra com o nome ‘Democratização da zona euro’.

Facebook Comments
Portugal vai novamente aos mercados para arrecadar até 1.250 milhões de euros nos primeiros leilões do ano
divida-publica

Dívida Pública: Portugal aos mercados para arrecadar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros, nos primeiros leilões de dívida pública do ano, referentes a Obrigações do Tesouro (OT), de acordo Read more

Finanças lembram o que vai mudar em 2021 para os portugueses com o OE2021
financas_joao-leao

Orçamento do Estado 2021: Um conjunto de alterações na vida dos cidadãos, lembra o Ministério das Finanças. A lei do Orçamento de Estado para 2021 foi hoje publicada em Diário Read more

O Novo Banco começou ano a pedir 1.037 milhões e acabou com zero euros
novo-banco-21-12-2020

Economia Portugal: O Novo Banco começou o ano a pedir 1.037 milhões de euros do Fundo de Resolução, mas acabou a contar receber zero euros em 2021, depois de um Read more

Portugal endividou-se em mais 3.258 milhões de euros até outubro face a 2019
divida-pt

O Estado português endividou-se em mais 3.258 milhões de euros (ME) até outubro face ao que tinha acontecido até à mesma altura do ano passado, segundo um relatório da Unidade Read more

Show Buttons
Hide Buttons