• Qui. Dez 1st, 2022

Pastel de nata pronto a aquecer e menos calórico

pastel de nata
Share This !

Pastel de Nata

O pastel de nata desenvolvido pela Universidade de Aveiro vem “pronto a aquecer no micro-ondas” e é menos calórico.

A Universidade de Aveiro anunciou hoje que desenvolveu um pastel de nata “pronto a aquecer no micro-ondas”, menos calórico, e que mantém as características originais, o que abre novos horizontes à sua comercialização e exportação.

O pastel de nata criado no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, com “todo o sabor tradicional e menos calorias”, pode ser ultracongelado depois de pronto e ser consumido em qualquer ponto do mundo, como se tivesse sido acabado de fazer, após um minuto no micro-ondas.

Até agora, os pastéis de nata, quando sujeitos a ultracongelação e reaquecimento em micro-ondas, ficavam com uma textura diferente dos acabados de sair do forno e a massa folhada deixava de ser crocante.

Por esse motivo, os que havia no mercado eram ultracongelados e vendidos como produto cru ou semicru, necessitando ainda de confeção demorada em forno convencional e a temperaturas elevadas.

O problema foi resolvido pelo Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro com a incorporação de um ingrediente alimentar à base de polissacarídeos, adicionado à massa folhada e ao creme de nata.

“Este ingrediente permitiu obter um produto que pode ser congelado e reaquecido em forno de micro-ondas, preservando as características do pastel de nata tradicional”, diz Manuel António Coimbra, coordenador da equipa do Departamento de Química, composta por Rita Bastos e Elisabete Coelho.

Nutricionalmente, adianta o investigador, “a adição dos polissacarídeos na formulação levou a um aumento do teor de fibra dietética e a uma diminuição do teor de gordura, obtendo-se um pastel de nata com apenas 184 calorias, menos do que as do tradicional”.

“Com este novo produto, o consumidor pode desfrutar de todo o sabor e qualidade de um pastel de nata tradicional, a qualquer hora do dia no conforto da sua casa e será possível exportar e alargar mercados para este produto tipicamente português com preservação das suas características”, garante Manuel Coimbra.

A receita foi desenvolvida ao longo de seis meses com o mestre pasteleiro Francisco Santos, da empresa Mealfood, e já se encontra com pedido de patente, pelo que brevemente estará disponível para os consumidores.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Bacalhau à Lagareiro
bacalhau lagareiro

Bacalhau à Lagareiro É um bacalhau do lombo, assado nas brasas, com batatas e cebolas também assadas e regado com bom azeite. Pode ser acompanhado por grelos cozidos e um Read more

Leite-creme queimado
Leite-creme

Leite-creme queimado Veja como preparar esta excelente receita de Leite-Creme Queimado (do françês: crème brulée). Todos os ingredientes e instruções passo a passo, já vi várias versões de leite-creme mas Read more

A ViniPortugal e comerciantes lutam para recuperar costume do vinho a copo
vinho

Portugal país do vinho quer recuperar o costume do vinho a copo, enquanto no país vizinho, Espanha, sempre foi habitual beber vinho a copo nos bares de "tapas", em Portugal Read more

Receita : Pudim de Ovos
pudim-de-ovos

Receita Pudim de ovos Preparação: 1- Ligar o forno a 180°C e leve ao lume o açucar com água, até obter caramelo. Verta-o numa forma de pudim e caramelize-a. Reservar. Read more

Receita : Bolo de Café
bolo-de-cafe

Receita Bolo de Café Preparação : Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal também untado. Ligar o forno a 180°. Bater as gemas com os ovos, junte-lhes Read more

Região do Dão prevê este ano vinhos de “excelente qualidade”
vinho-dao-carregal-do-sal

O presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) do Dão disse à agência Lusa que espera “excelentes vinhos, mas em menor quantidade”. “A expectativa da colheita, infelizmente, em termos de Read more