(Atualização 26-03-2020)
Como é que os negocios do Estado português foram conduzidos na última década em Portugal
Os atores são sempre os mesmos, os atores que andam pelas empresas privadas nomeadamente a banca privada, Banco de Portugal, o Governo e o Parlamento são os mesmos…
Os custos para Portugal da corrupção são de 18,2 mil milhões de euros por ano, mais do que o orçamento anual para a Saúde. No conjunto da UE as perdas devido à corrupção ascendem a 904 mil milhões de euros anuais.
Portugal é um dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) com a factura mais pesada da corrupção, em termos absolutos.
Inflizmente, Portugal é o país da União Europeia com uma maior proporção de empresários (65%) a considerar que a única forma de ter sucesso nos negócios é tendo ligações políticas, revela um inquérito divulgado pela Comissão Europeia.
O recente relatório do GRECO (grupo de Estados contra a corrupção) instituição que integra 49 países, praticamente todos os Estados europeus pertencentes e não pertencentes à União Europeia, vem recordar que Portugal continua a integrar o cada vez mais pequeno grupo de países que não implementa as recomendações básicas de prevenção e combate à corrupção.
A composição do Supremo Tribunal de Justiça e dos Tribunais da Relação é decidida pelo Conselho Superior da Magistratura, sendo o órgão dominado pelas nomeações políticas.
Dos seus membros, dois são nomeados pelo Presidente da República e 7 pela Assembleia da República e apenas 6 eleitos pelos juízes.
É nesta falta de independência, que o relatório do GRECO alerta, chamando à atenção que é difícil combater a corrupção governativa e de outras instâncias políticas, quando o Conselho Superior da Magistratura é composto por uma maioria de magistrados aí colocados, não pelos seus pares, mas pelos partidos políticos do chamado arco da Governação (CDS-PSD-PS) que são também quem elege o Presidente da República.
- Secretário de Estado das Comunidades investigado por suspeitas de corrupção
O Secretário de Estado das Comunidades está a ser investigado por suspeitas de corrupção enquanto assumia funções de presidente da Câmara Municipal do Funchal. Segundo o Correio da Manhã, Paulo Cafôfo está a ser investigado pelo Ministério Público devido a contratos públicos celebrados entre os municípios do Funchal, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol […]
- Comissão Europeia recomenda a Portugal que assegure Mecanismo Anti-Corrupção com urgencia
Bruxelas recomenda a Portugal que assegure os “recursos suficientes para prevenir, investigar e julgar a corrupção”, nomeadamente assegurando a rápida operacionalização do novo Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC). A recomendação consta do relatório anual de 2022 sobre o Estado de direito na União Europeia, o terceiro elaborado pelo executivo […]
- PRR: Gestores temem falta de ética e transparência na gestão dos fundos da UE
A conclusão é de um barómetro que contou com a participação de 123 “altos quadros de empresas de referência a operar no mercado nacional”. Apenas 11,4% dos gestores esperam uma execução ética e transparente dos fundos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de acordo com o barómetro ‘Corrupção e Transparência em Portugal’, Source
- Lesados do BES desvalorizam início da instrução do processo e pedem responsabilidades
Um grupo de lesados do BES reuniu-se â frente do Campus de Justiça para exigir responsabilidades pelo caso, tendo afirmado que não vão “perdoar nem um cêntimo”. Um grupo de manifestantes relativizou, o arranque da instrução do processo BES/GES, em mais um protesto de lesados no Campus da Justiça, onde exigiram responsabilidades. Vai dar tudo Source
- Eduardo Cabrita demitiu-se, eis os casos polémicos deste ministro socialista
Eduardo Cabrita demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, seis meses depois do acidente mortal provocado pelo carro em que seguia, terminando um mandato marcado por várias polémicas que desgastaram a sua imagem. No dia 18 de Junho, a viatura oficial em que circulava o Ministro Eduardo Cabrita (PS) atropelou mortalmente um trabalhador que Source