COP21 : 195 países assinaram em Paris acordo contra aquecimento global. O Presidente francês, François Hollande, pediu hoje aos delegados que participam na Cimeira do Clima, em Paris, que adotem o texto do acordo que foi apresentado
acrescentando que “será um grande gesto para a humanidade”.
François Hollande fez uma intervenção logo após o presidente da Cimeira do Clima (COP21), o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, ter dado a conhecer os principais pontos do texto que vai ser submetido hoje à tarde aos participantes do plenário.
Segundo Hollande o documento é “o primeiro acordo universal da história das negociações climáticas”.
“Estamos num momento decisivo”, sublinhou o chefe de Estado francês.
François Hollande dirigiu-se aos 196 delegados e afirmando que têm a “possibilidade de mudar o mundo” caso o documento venha a ser aprovado.
O projeto de acordo final visa conter o aquecimento global abaixo dos 2 graus celsius e limitá-lo aos 1,5 e prevê uma verba de 100 mil milhões de dólares (90,9 mil milhões de euros) por ano para os países em desenvolvimento a partir de 2020.