• Dom. Nov 29th, 2020

A Irlanda recebeu orientações sobre uma eventual saída da Grécia da zona euro

ByTeam

Jun 19, 2015 ,

O ministro das Finanças da Irlanda afirmou que está a ser aconselhado pelo Banco Central Europeu (BCE) sobre o impacto no país de uma eventual saída da Grécia do euro e defendeu que se deve preparar “um plano B”.

“Não creio que haja um efeito de contágio em caso de saída da Grécia do euro, um ‘Grexit’, mas temos conversações de alto nível com a Agência Nacional de Gestão do Tesouro e com o banco central”, indicou Michael Noonan, em declarações no Luxemburgo.

“Estamos a observar a situação e estamos a receber aconselhamento do Banco Central Europeu em Frankfurt e de outros”, referiu, citado pela Efe.

O ministro sublinhou que este não é um problema irlandês, mas europeu e disse que o Eurogrupo de hoje serve de discussão “preliminar” sobre a Grécia para “permitir um debate político a nível de chefes de Estado e de Governo”.

Michael Noonan disse que “não há otimismo” entre os ministros da Economia e Finanças com quem falou sobre um eventual acordo com a Grécia, mas acrescentou que ainda “há tempo para mais negociações e propostas”.

Questionado sobre as alternativas que restam caso o acordo entre Atenas e os credores internacionais (Comissão Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional) não seja alcançado, Noonan respondeu que “a opção é preparar um plano B”.

Facebook Comments
CoronaVirus: Eurogrupo vai discutir “nova linha de defesa” contra crise na zona euro

O Eurogrupo vai discutir, na terça-feira, possíveis medidas para "uma nova linha de defesa" contra o surto de Covid-19 na zona euro, visando uma "resposta coordenada" aos impactos económicos, que Read more

Analista alemão não excluiria a possibilidade de Portugal de sair da zona euro

Wolfgang Munchau considera que "os Governos do Sul da Europa subestimam o seu poder negocial". Se "fosse político" em Portugal, o analista económico Wolfgang Munchau adotaria uma estratégia negocial que Read more

Alemanha ganha 41 mil milhões com a crise na zona euro

A crise da dívida soberana na zona euro foi benéfica aos cofres da Alemanha. Segundo o ministério alemão das Finanças, entre 2010 e 2014, Berlim vai poupar quase 41 mil Read more

Emmanuel Macron reforça patrulhas fronteiriças e quer reforma de Schengen

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que França vai duplicar os elementos que patrulham as fronteiras, de 2.400 para 4.800, e que vai defender em Bruxelas uma reforma “profunda” de Read more

Show Buttons
Hide Buttons