• Qui. Dez 1st, 2022

Alemanha suspende vacina da AstraZeneca para menores de 60 anos

vacina-AstraZeneca
Share This !

A vacina da AstraZeneca dá que falar: As autoridades de Saúde alemãs decidiram suspender a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com menos de 60 anos.

A decisão surge depois de os governos de Berlim e Munique já terem avançado localmente para a suspensão, depois de terem detetado 31 casos de trombose e nove mortes.

O Ministro da Saúde, Jens Spahn, e as autoridades sanitárias dos 16 estados federais, refere a Associated Press, concordaram por unanimidade dar a vacina apenas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

A exceção reside naqueles que sejam considerados doentes de alto risco para a Covid-19 e tenham concordado previamente com o seu médico levar a vacina mesmo tendo em conta os riscos ou possíveis efeitos secundários.

A reunião, onde esteve presente também a chanceler alemã, Angela Merkel, surgiu depois de a Comissão Permanente de Vacinação já ter recomendado que a vacina da AstraZeneca fosse administrada apenas a partir dos 60 anos e de as autoridades alemãs terem detetado 31 casos de trombose em pessoas que receberam a vacina, das quais nove morreram, em cerca de 2,9 milhões de doses administradas no país.

As mortes por coágulos ocorreram na sua maioria em mulheres, com idades entre os 20 e os 63 anos, apontou o Instituto Paul Ehrlich, regulador alemão para as vacinas.

Recorde-se que relatos de formas pouco comuns de coágulos sanguíneos na cabeça, conhecidos como trombose da veia sinusal, levaram vários países europeus, incluindo Portugal, a suspender temporariamente o uso da vacina da AstraZeneca, no início deste mês.

Em Portugal, a vacinação com a vacina da AstraZeneca (agora Vaxzevria) foi retomada depois do reforço de confiança da EMA no medicamento, que concluiu que os benefícios da vacina superavam os riscos, embora tenha sido recomendado que médicos e pacientes deviam ser alertados para possíveis efeitos colaterais raros.

Também, na segunda-feira, o Canadá suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 55 anos, citando novos dados preocupantes da Europa.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA
Vladimir Putin

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa
Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos
Manif de apoio a snowden em Paris

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon
the washington post

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça
caso snowden

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more