Alexis Tsipras vencedor das eleições gregas

O povo grego deixa austeridade para trás. Alexis Tsipras, líder do partido vencedor das eleições gregas, Syriza, afirmou hoje que “o povo grego escreveu História” e “deixou a austeridade para trás”.

“É um sinal importante para uma Europa em mudança”, disse Tsipras perante milhares de pessoas que se juntaram na praça em frente da Universidade de Atenas.

“O veredicto do povo grego significa o fim da ‘troika'”, a estrutura de supervisão da economia da Grécia constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional que desde 2010 avalia as medidas de austeridade impostas a troco de empréstimos de 240 mil milhões de euros.

Tsipras, 40 anos, afirmou que “o povo deu um mandato claro” ao Syriza, “depois de cinco anos de humilhação” e assegurou que vai negociar com os credores uma “nova solução viável” para a Grécia.

O partido anti-austeridade Syriza obteve uma clara vitória nas eleições gerais de hoje na Grécia com 35,9% dos votos, quando estão contados 50% dos boletins.

De acordo com estes dados, oficiais, o Syriza elege 148 deputados, menos três que os 151 necessários para a maioria absoluta.

Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, obtiveram 28,3%, o que corresponde a 78 deputados, e o terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, com 6,4% e 17 deputados. (Ag.Lusa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.