• Sáb. Out 1st, 2022

Angola e Moçambique querem Acordo Ortográfico que respeite especificidades linguísticas

ByTeam

Abr 19, 2014
Acordo Ortografico

Os ministros da Educação de Angola e de Moçambique pediram hoje que o Acordo Ortográfico para os países da CPLP incorpore as “especificidades” linguísticas de cada um dos Estados-membros da comunidade lusófona.

No final do encontro, o ministro moçambicano da Educação, Augusto Jone, afirmou que o acordo, que ainda não foi ratificado por Moçambique e Angola, deve contemplar as particularidades linguísticas de cada um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Trata-se de incorporar no acordo as especificidades da nossa língua”, disse o ministro moçambicano.

“Encontramos palavras que só têm sentido para os falantes de um determinado país” e “temos um vocabulário de cada país, além daquele que nos é comum”, afirmou Augusto Jone.

Os ministros da Educação da CPLP estiveram hoje reunidos, em Maputo, no âmbito da VIII reunião ministerial do setor, tendo os representantes dos Estados-membros da comunidade “instado o Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa a pronunciar-se em relação ao parecer oficial sobre o Acordo Ortográfico”, entregue pelas autoridades angolanas.

“Penso que as reflexões que fizemos englobaram as preocupações de todos os países que falam a Língua Portuguesa, em termos do enriquecimento desta língua e das nacionais que são faladas em cada um dos países”, disse o ministro da Educação angolano, Pinda Simão, salientando que Angola “não está contra o Acordo Ortográfico”.

Referindo que Moçambique “tem uma cátedra na Universidade Eduardo Mondlane que está a cuidar dos assuntos relacionados com o acordo”, o ministro da Educação moçambicano adiantou que o seu ministério “está a articular” com a Assembleia da República do país a ratificação do documento.

Moçambique e Angola são os únicos países, de entre os oito da CPLP que ainda não ratificaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

São Estados-membros da CPLP Moçambique, Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. (Ag.Lusa)


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA
Vladimir Putin

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa
Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos
Manif de apoio a snowden em Paris

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Show Buttons
Hide Buttons