• Qui. Jun 8th, 2023

Anne Hidalgo Presidente da Câmara de Paris elogia portugueses

ByTeam

Jun 10, 2016 ,
Share This !

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, elogiou hoje a comunidade portuguesa durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e disse que “Paris é a segunda capital de Portugal”.

Perante cerca de 800 convidados, a autarca enumerou vários portugueses que marcam a vida cultural na capital francesa e louvou “a felicidade de se viver enraizado no coração de Paris e ao mesmo tempo de Portugal”.

“Os portugueses enriquecem a cultura da nossa cidade, como Emmanuel Demarcy Motta, diretor do Théatre de la Ville, José Manuel Gonçalves, diretor do Centquatre, a artista Joana Vasconcelos, Laurence de Magalhães, diretora do teatro Montfort, Hermano Sanches Ruivo, vereador-executivo e outro embaixador em Paris. Através deles, Paris é uma segunda capital de Portugal e sentimo-lo na alma”, declarou a autarca.

Anne Hidalgo disse, também, que António Costa foi “o presidente da Câmara de Lisboa que sempre” a inspirou e considera que este enquanto primeiro-ministro está a mostrar “à Europa que uma alternativa é possível”.

A autarca elogiou ainda o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que, na sua opinião, também “mostra que uma outra Europa é possível”.

A autarca referiu ainda que ao acolher o chefe de Estado e o chefe de Governo portugueses celebra-se “a ligação excecional que liga Paris e Portugal”, sublinhando que esta é “a primeira vez que se comemora a festa nacional portuguesa em Paris”.

“Saúdo fraternalmente os 100 mil homens e mulheres, originários de Portugal que formam em Paris a mais importante comunidade. São todas as comunidades portuguesas do mundo que homenageamos hoje”, declarou.

Anne Hidalgo destacou que “a cidade de Paris e Portugal formam um destino unido”, porque “Paris foi a terra de acolhimento de imensos portugueses” obrigados ao exílio durante o Estado novo, mencionando os milhares de trabalhadores que foram para a capital francesa, assim como o antigo presidente da República, Mário Soares, e até Pedro Pauleta, “um parisiense que continua a ser admirado”.

“Muitos portugueses trouxeram muitas vezes como única mala a esperança de uma vida melhor. Depois da ditadura, estas mulheres e homens queriam viver num mundo mais livre”, afirmou, dizendo que “se Paris é hoje uma cidade admirada deve-o aos refugiados, emigrantes e crianças que a construíram e lhe deram os seus talentos”.

Anne Hidalgo sublinhou que “Paris não esquece o que os portugueses lhe deram e não esquece os que ainda hoje procuram aqui exílio”, afirmando que “ontem foram os Pirinéus, hoje é o Mediterrâneo que os refugiados atravessam”.

Durante a cerimónia no “Hôtel de Ville”, o Presidente da República condecorou três emigrantes e uma lusodescendente que prestaram auxílio a vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris: Margarida de Santos Sousa, Manuela Gonçalves, José Gonçalves e Natália Teixeira Syed. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more