• Sex. Dez 8th, 2023

António Guterres criticou ocupação e Hamas. Neutralidade exaltou ânimos

Share This !

Várias entidades israelitas atacaram o secretário-geral da ONU e, numa exigência algo invulgar no contexto das Nações Unidas, o embaixador de Israel na ONU exigiu a sua demissão.

Famílias dos reféns do Hamas consideram que palavras do líder da ONU são “escandalosas”. MNE israelita recusa reunir com António Guterres.

As declarações polémicas do secretário-geral das Nações Unidas, que afirmou durante uma reunião do Conselho de Segurança, que os ataques do Hamas, a 7 de outubro, não aconteceram do nada e que o povo palestiniano continua sujeito a “56 anos de ocupação sufocante”, apanharam a comunidade internacional de surpresa, e Israel foi muito rápida a pedir a demissão do português António Guterres.

Após as declarações, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita rebateu: “Senhor secretário-geral, em que Mundo vive? Definitivamente não neste”. Eli Cohen já fez também saber, através do X, que não vai reunir com António Guterres.

Já o embaixador do Estado judaico nas Nações Unidas pede a renúncia do líder da ONU, defendendo que a posição expressa por Guterres parece manifestar uma legitimação do “terrorismo” e do “assassinato”.

As famílias dos reféns do Hamas também manifestaram choque em relação às declarações do secretário-geral das Nações Unidas, considerando como escandalosas as palavras de António Guterres.

Meetic

“Que vergonha dar legitimidade a crimes contra a humanidade quando se trata de judeus! As declarações do secretário-geral da ONU são escandalosas!”, criticou o grupo de famílias dos cerca de 220 sequestrados, através de um comunicado.

“Crianças foram queimadas vivas, mulheres foram violadas e civis foram torturados e assassinados a sangue frio. Tudo com o objetivo de aniquilar todos os israelitas e judeus na área capturada pelo Hamas”, lê-se ainda.

Para as famílias, a posição manifestada pelo kíder da ONU, “ignora vergonhosamente o facto de que em 7 de outubro foi perpetrado um genocídio contra o povo judeu e até encontrou uma forma indireta de justificar os horrores que os judeus sofreram”. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more

Show Buttons
Hide Buttons