• Ter. Nov 30th, 2021

Áustria: Sebastian Kurz apela à UE para combater o “islão político”

chanceler-austríaco-Sebastian-Kurz

Sebastian Kurz, chanceler austríaco, apelou à União Europeia (UE), um dia após o atentado de Viena, para combater o “islão político”, uma “ideologia que representa um perigo” para o “modelo de vida europeu”.

A UE deve concentrar-se mais, de futuro, no problema do islão político”, considerou o chanceler em entrevista ao diário alemão Die Welt.

Aguardo pelo fim da tolerância mal-interpretada e pela tomada de consciência em todos os países europeus sobre o perigo que representa a ideologia do islão político para a nossa liberdade e modo de vida europeu”, acrescentou.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou esta terça-feira o ataque com arma de fogo registado na segunda-feira em Viena, que provocou quatro vitimas mortais e 22 feridos.

Segundo Kurz, “a União Europeia deve promover uma luta contra o terrorismo islamita, mas sobretudo contra a base política que o sustém, quer dizer, o islão político, com toda a determinação e unidade necessárias”.

Já estou em contacto com [o Presidente francês] Emmanuel Macron e numerosos chefes de governo sobre esta questão, para que possamos coordenar-nos de forma mais estreita no seio da UE”, assinalou Kurz, ao manifestar-se convencido que o combate contra o islão político vai impor-se “definitivamente” como um tema das próximas cimeiras da União.

O autor do atentado, de 20 anos, foi abatido na noite de segunda-feira pela polícia no centro de Viena.

O jovem tinha dupla nacionalidade, austríaca e da Macedónia do Norte, e foi posto em liberdade condicional em dezembro passado após cumprir parte de uma pena de 22 meses de prisão por ter tentado viajar para a Síria e juntar-se às fileiras do EI. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Eurodeputados portugueses com certificados “foram impedidos” na Alemanha
certificado-digital

Grupo tinha certificado digital e testes negativos válidos, e ia para Estrasburgo, em França, via Frankfurt. Eurodeputados portugueses que viajavam para Estrasburgo, em França, via Frankfurt, na Alemanha, foram impedidos Read more

Residentes no estrangeiro: só quatro vacinas aceites como prova para emigrantes entrarem em Portugal
vacinas-covid

Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Read more

Bruxelas não está a fazer o suficiente: falta de solidariedade da UE, faz irritar Itália
UE-italia

Diante do desastre da saúde na Itália, figuras políticas criticam a falta de solidariedade da UE. Solitária dentro do bloco, a Itália teve que procurar ajuda da Rússia, China e Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Show Buttons
Hide Buttons