• Seg. Set 26th, 2022

Christine Lagarde pede ao G20 medidas para evitar crescimento fraco

ByTeam

Set 1, 2016 ,
christine-lagarde

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu hoje aos países do G20 para “tomarem medidas enérgicas para evitar a armadilha do crescimento fraco”.

“Sem ações políticas contundentes, o crescimento poderá ser dececionante durante muito tempo”, alertou Lagarde, numa nota divulgada antes da cimeira do G20 que vai decorrer em Hangzhou, na China, a 4 e 5 de setembro.

Nos países ricos, após a crise financeira tem-se verificado uma fraca procura, uma tendência demográfica desfavorável e uma produtividade frágil.

Nos países emergentes, depois do crescimento forte das últimas décadas, a expansão tem-se revelado mais moderada, penalizada pela queda do preço das matérias-primas.

Segundo um relatório do FMI publicado na mesma ocasião, a transição económica na China pode “enfrentar obstáculos que podem ser contagiosos”, quando muito parceiros comerciais contam com a procura chinesa para as suas exportações.

As incertezas sobre as consequências da decisão britânica de sair da União Europeia também “ameaçam as perspetivas económicas, particularmente na Europa, onde as instituições financeiras vão enfrentar desafios”, assinala ainda o FMI.

Globalmente nos países mais desenvolvidos, os rendimentos dos 10% mais ricos subiram 40% nos últimos 20 anos, quando os dos mais pobres pouco avançaram.

Para contrariar esta situação, a diretora-geral do FMI considerou que as “políticas orçamentais devem desempenhar um papel” já que as políticas monetárias dos bancos centrais estão a ser solicitadas ao máximo.

Lagarde reafirmou ainda que os países não têm feito reformas estruturais suficientes.(Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
FMI considera que a crise pandémica entrou em nova fase e que o mundo “não está fora de perigo”
FMI-Kristalina-Georgieva

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que Read more

Os Portugueses merecem uma visão mais clara para o futuro do país!
divida-publica

(Atualização 12/01/2020) A possibilidade de um déficit orçamental de 0% em Portugal “brilha” tanto que parece “esperança” para Europa, levando o Financial Times a pensar, a 26 de agosto de Read more

FMI recomenda mais 900 milhões de euros de austeridade em Portugal em 2017
FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se Read more

Alívio da dívida grega é essencial para viabilidade do plano de resgate
FMI

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, insistiu que é essencial o alívio da dívida da Grécia para a viabilidade do plano de resgate, enquanto Berlim continua contra Read more

Show Buttons
Hide Buttons