• Ter. Nov 30th, 2021

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

ByTeam

Jun 30, 2013 ,
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma resposta.

A CIA espiou a União Europeia, revela a edição de domingo da revista alemã “Der Spiegel”, que cita documentos do ex-colaborador da Agência Central de Inteligência norte-americana Edward Snowden, acusado pelos EUA de espionagem.

De acordo com a revista, um documento da CIA de setembro de 2010, classificado como “extremamente confidencial”, descreve como a secreta norte-americana espiava a representação diplomática da União Europeia (UE) em Washington: o método usado implicava não só o uso de microfones instalados no edifício, mas também o recurso à infiltração na rede informática, que lhe permitia ler correios eletrónicos e documentação interna.

A representação da UE nas Nações Unidas também foi espiada da mesma maneira, segundo os documentos da CIA, nos quais os europeus são designados explicitamente como “alvos a atacar”.

A revista adianta que, há mais de cinco anos, peritos em segurança da UE descobriram um sistema de escutas na rede telefónica e de Internet da sede do Conselho da União Europeia, em Bruxelas.

Ao “Der Spiegel”, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que, a confirmarem-se os factos relatados, é “um escândalo gigantesco”, que “lesaria consideravelmente as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos”.

Na quarta-feira, a UE pediu aos EUA, “tão rápido quanto possível”, respostas às suas questões sobre o programa de vigilância secreto norte-americano Prism, divulgado por Edward Snowden. (JN)


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Eurodeputados portugueses com certificados “foram impedidos” na Alemanha
certificado-digital

Grupo tinha certificado digital e testes negativos válidos, e ia para Estrasburgo, em França, via Frankfurt. Eurodeputados portugueses que viajavam para Estrasburgo, em França, via Frankfurt, na Alemanha, foram impedidos Read more

Residentes no estrangeiro: só quatro vacinas aceites como prova para emigrantes entrarem em Portugal
vacinas-covid

Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Read more

Áustria: Sebastian Kurz apela à UE para combater o “islão político”
chanceler-austríaco-Sebastian-Kurz

Sebastian Kurz, chanceler austríaco, apelou à União Europeia (UE), um dia após o atentado de Viena, para combater o “islão político”, uma “ideologia que representa um perigo” para o “modelo Read more

Bruxelas não está a fazer o suficiente: falta de solidariedade da UE, faz irritar Itália
UE-italia

Diante do desastre da saúde na Itália, figuras políticas criticam a falta de solidariedade da UE. Solitária dentro do bloco, a Itália teve que procurar ajuda da Rússia, China e Read more

Show Buttons
Hide Buttons