Comité Europeu das Regiões apoiou o Pacto para o Clima, uma iniciativa que pretende fomentar a participação de cidadãos, comunidades e organizações na ação climática e construir uma Europa sustentável.
Esta iniciativa pretende fomentar a participação de cidadãos, comunidades e organizações na ação climática, afim de construir uma Europa sustentável.
Como assembleia de cidades e regiões da União Europeia (UE), este Comité comprometeu-se a contribuir ativamente para esse pacto, começando por promover os seus objetivos e fomentar a participação, em particular de entidades locais e regionais, segundo um comunicado que distribuiu.
O Pacto pelo Clima é uma plataforma participativa de apoio ao Pacto Ecológico Europeu, uma nova estratégia de crescimento da UE para conseguir a neutralidade climática para 2050.
O vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Verde, Franz Timmermans, disse, ao apresentar a iniciativa, que, “para as crises do clima e da biodiversidade, não há vacina”, e que a maneira de fazer participar nestes esforços passa pelo Pacto para o Clima.
“Com o Pacto, queremos ajudar todos na Europa a agir (…) e dar a todos a oportunidade de participar na transição verde e inspirarem-se uns aos outros”, assinalou.
Entre outros objetivos, vai permitir ligar as pessoas de todas as áreas para desenvolver e aplicar soluções de resposta à crise climática.
Os seus dois objetivos principais são sensibilizar e difundir e apoiar a ação climática em toda a UE.
O autarca de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, propositor do texto do Comité sobre o Pacto, disse hoje, durante o ato de apresentação oficial, que, “para conseguir a neutralidade climática, as cidades devem estar no centro da ação climática”.
Recordou que não apenas consomem muita energia e são responsáveis por 70 a 80% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa, como é a nível das cidades onde os cidadãos se envolvem na ação climática.
“Sentimo-nos responsáveis por estas emissões e queremos liderar a ação climática“, disse.
Neste contexto, indicou que o Pacto pelo Clima “é a oportunidade de criar um movimento europeu que apoie, alimente e reconheça os esforços climáticos individuais”.