• Ter. Mai 11th, 2021

Clima : Comité Europeu das Regiões apoia participação de cidadãos

ByTeam

Dez 17, 2020
clima-17-12-2020

Comité Europeu das Regiões apoiou o Pacto para o Clima, uma iniciativa que pretende fomentar a participação de cidadãos, comunidades e organizações na ação climática e construir uma Europa sustentável.

Esta iniciativa pretende fomentar a participação de cidadãos, comunidades e organizações na ação climática, afim de construir uma Europa sustentável.

Como assembleia de cidades e regiões da União Europeia (UE), este Comité comprometeu-se a contribuir ativamente para esse pacto, começando por promover os seus objetivos e fomentar a participação, em particular de entidades locais e regionais, segundo um comunicado que distribuiu.

O Pacto pelo Clima é uma plataforma participativa de apoio ao Pacto Ecológico Europeu, uma nova estratégia de crescimento da UE para conseguir a neutralidade climática para 2050.

O vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Verde, Franz Timmermans, disse, ao apresentar a iniciativa, que, “para as crises do clima e da biodiversidade, não há vacina”, e que a maneira de fazer participar nestes esforços passa pelo Pacto para o Clima.

Meetic

Com o Pacto, queremos ajudar todos na Europa a agir (…) e dar a todos a oportunidade de participar na transição verde e inspirarem-se uns aos outros”, assinalou.

Entre outros objetivos, vai permitir ligar as pessoas de todas as áreas para desenvolver e aplicar soluções de resposta à crise climática.

Os seus dois objetivos principais são sensibilizar e difundir e apoiar a ação climática em toda a UE.

O autarca de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, propositor do texto do Comité sobre o Pacto, disse hoje, durante o ato de apresentação oficial, que, “para conseguir a neutralidade climática, as cidades devem estar no centro da ação climática”.

Recordou que não apenas consomem muita energia e são responsáveis por 70 a 80% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa, como é a nível das cidades onde os cidadãos se envolvem na ação climática.

Sentimo-nos responsáveis por estas emissões e queremos liderar a ação climática“, disse.

Neste contexto, indicou que o Pacto pelo Clima “é a oportunidade de criar um movimento europeu que apoie, alimente e reconheça os esforços climáticos individuais”.

Facebook Comments
Os cidadãos Europeus querem metas climáticas mais ambiciosas
clima-17-12-2020

Um inquérito realizado a 12 países da UE, revela que os cidadãos querem metas mais ambiciosas para o clima, pedindo um esforço acrescido na redução de gases com efeito de Read more

Greta Thunberg: o Mundo não te odeia e não te quer mal nenhum
greta_thunberg

Querida Greta Thunberg, esta é a minha mensagem para ti... O Mundo não te odeia. O Mundo não te quer mal nenhum nem te culpa de nada. A raiva que Read more

Situações de seca em Portugal serão cada vez mais frequentes e graves
seca-portugal

As situações de seca em Portugal tornaram-se cada vez mais frequentes desde 2000 e o cenário deverá piorar em consequência das alterações climáticas e do aumento de frequência dos fenómenos Read more

195 países assinaram acordo contra aquecimento global
cop21-paris

COP21 : 195 países assinaram em Paris acordo contra aquecimento global. O Presidente francês, François Hollande, pediu hoje aos delegados que participam na Cimeira do Clima, em Paris, que adotem Read more

Show Buttons
Hide Buttons